Foto: divulgação Eurochem
A EuroChem realizou, na última quinta-feira (16), o Seminário Orientativo sobre o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) para os moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS) e órgãos de resposta da região de Serra do Salitre. O objetivo foi apresentar informações relacionadas às estruturas geotécnicas do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre e fortalecer o canal de diálogo com a comunidade e representantes dos órgãos públicos, reafirmando que a segurança é um valor inegociável para a EuroChem.
A ação preventiva reforça a comunicação sobre os procedimentos de segurança em caso de emergência, como as rotas de fuga e os pontos de encontro - locais seguros que ficam fora da mancha de inundação, e dá início ao planejamento participativo das iniciativas previstas no PAEBM para o ano de 2023.
O Diretor de Upstream da EuroChem, David Crispim, ressalta que a transparência é um dos valores da Companhia. “É nossa prioridade manter o diálogo franco com a comunidade. Estamos abertos para ouvir as demandas e entender as necessidades dos territórios que nos recebem. Contamos com a participação ativa dos moradores da Zona de Autossalvamento e autoridades competentes para construirmos juntos as ações do PAEBM e contribuir com o fortalecimento da cultura de prevenção na região. Destacamos que nossas estruturas possuem rigorosas medidas de controle e as barragens do complexo são monitoradas ininterruptamente e permanecem estáveis”, afirma Crispim.
O evento contou com a participação de moradores da ZAS e de representantes da Defesa Civil Municipal de Serra do Salitre; da Prefeitura Municipal de Serra do Salitre; do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais; da Polícia Militar de Minas Gerais; da Defesa Civil Municipal de Patos de Minas e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais.
Wagner Natal, membro da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e Secretário Municipal de Administração e Finanças de Serra do Salitre, ressaltou a importância do seminário e da parceria em prol da segurança. “Agradeço a oportunidade de estreitarmos, cada vez mais, o diálogo com a EuroChem Salitre. Trabalhamos juntos para dar transparência ao processo e atuamos de maneira integrada às demais instituições da nossa região. Reforçamos que estamos à disposição da população que reside na Zona de Autossalvamento”, afirmou.
O seminário orientativo está previsto na legislação de segurança de barragens, especificamente na Resolução Nº 95/2022 da Agência Nacional de Mineração (ANM), no Decreto Estadual Nº 48.078/2020 e na Instrução Técnica Nº 01/2021 da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/MG).