Na semana passada, na quinta-feira, dia 10 de março, ocorreram dois acionamentos da Sirene 1 do do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre, que hoje pertence a Eurochem (leia aqui). O aconamento é feito quando os sensores detectam possível risco de rompimento das barragens ou por defeito.
O fato causou certa apreensão aos moradores do entorno. Em nota a imprensa (leia abaixo) a empresa disse "se tratar de uma falha técnica e reforçando que as estruturas da barragem permanecem estáveis".
Segundo nota publicada no grupo do CODEMA e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, de ofício enviado pela empresa Eurochem ao Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros Alto Paranaíba ainda na semana passada: "pela manhã não havia pessoas nos pontos de encontro e o contato foi realizado individualmente nas propriedades. À noite, foram localizadas pessoas nas áreas de encontro e a EuroChem Salitre disponibilizou transporte e estadia em hotel para todos. Nenhuma família utilizou o serviço".
Antônio Geraldo de Oliveira, secretário municipal de meio ambiente, em postagem no grupo de WhastApp do Codema esclareceu: " A micro bacia hidrográfica é a do Córrego Fortaleza, sendo assim os municípios a jusante são: Cruzeiro da Fortaleza, Patos de Minas, estes diretamente os centros urbanos". acrescentando "o risco de atingir o município de Patrocínio em caso de rompimento é zero, pois está localizada numa sub bacia que não tem ligação com nosso municipio".
Em 18 de agosto de 2021 foi disparos das sirenes e uma ocasião anterior (leia aqui)
Nota oficial a imprensa
A EuroChem esclarece que, na última quinta-feira (10), ocorreram dois acionamentos não intencionais da sirene 1 do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre. Todas as autoridades e órgãos competentes foram comunicados, e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e a Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais visitaram as instalações do Complexo ontem (16) para vistorias e apuração dos eventos.
A empresa destaca que a equipe técnica da empresa prestou esclarecimento à população residente na Zona de Autossalvamento, informando tratar-se de uma falha técnica e reforçando que as estruturas da barragem permanecem estáveis. Na data, foram disponibilizados aos moradores que se deslocaram ao ponto de encontro auxílio de transporte e hospedagem.
A EuroChem Salitre lamenta o acionamento involuntário e instalou um comitê interno para apurar os eventos e solucionar a questão. O fornecedor responsável pelo sistema das sirenes permanece em campo juntamente com a equipe técnica da empresa e realizam testes em todo o sistema de sirenes.
O compromisso da EuroChem Salitre é de garantir a segurança das operações, com monitoramento e controle 24 horas por dia, e tranquilidade da população.