10 de Janeiro de 2019 às 14:06

Ex-prefeita, marido e vereadores são indiciados por organização criminosa, corrupção ativa e passiva em cidade do Alto Paranaíba (MG)

Todos os vereadores envolvidos nesses crimes também foram indiciados por prevaricação, pois deixaram de praticar atos de ofício ao não investigar e nem denunciar as ilegalidades praticadas pela ex-prefeita

Com informações da regional Araxá da PCMG - Fotos: divulgação

A Policia Civil de Minas Gerais através da Delegacia de Policia Civil de Ibiá e Campos Altos, chefiada pelo Delegado Dr. Andre Luis de Campos, a qual é integrada 2ª Delegacia regional de Araxá, que é chefiada pelo Delegado regional Dr. Vitor Hugo Heisler, concluiu nesta segunda-feira, 07 de janeiro deste ano de 2019, o Inquérito Policial referente à segunda fase da Operação Éden, a qual foi deflagrada para apurar os crimes praticados pela ex-prefeita C.M.F.R de 55 anos, pelo seu marido R.R, de 61 anos, pelo servidor da prefeitura, L.S.N de 44 anos e pelos vereadores ainda em exercício na câmara municipal de Santa Rosa da Serra/MG, G.R.D.L de 42 anos, V.D.S de 42 anos e E.D.R.S de 57 anos , na cidade de Santa Rosa da Serra/MG, localizado na região do Alto Paranaíba/MG.

De acordo com nota oficial da PCMG a  segunda fase da operação Eden realizada pela Policia Civil de Ibiá e Campos Altos com apoio da 2ª regional de Araxá, teve inicio em 26 de maio do ano de 2017, nas residências da ex-prefeita e dos vereadores na respectiva cidade, sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e prisão naquela ocasião. Durante as investigações que foram realizadas no Inquérito Policial de mais de 1100 páginas, a Polícia Civil de Campos Altos e Ibiá, presididas pelo Delegado Dr André Luís de Campos, concluiu que a ex-prefeita de Santa Rosa da Serra, juntamente com seu marido, um servidor público e, pelo menos, três atuais vereadores praticaram os crimes de corrupção ativa e passiva, prevaricação, supressão de documentos e organização criminosa.

Os indícios demonstram que a ex-prefeito C.M.F.R. pagou cerca de cem mil reais ao vereador G.R.D.L. para comprar o silêncio deste em relação às ilegalidades que ela praticou durante o período em que exerceu o cargo de Prefeito do município de Santa Rosa da Serra. Como parte deste pagamento, a ex-prefeita entregou ao vereador G.R.D.L. uma caminhonete no valor aproximado de R$ 60.000,00 mil reais. O restante do valor foi pago em dinheiro e também por depósitos bancários.

Já em relação aos vereadores V.D.S. e E.R.S, as investigações apontaram que eles suprimiram e ocultaram vários documentos que continham provas dos desvios de dinheiro público, que foram feitos pela ex-prefeita C.M.F.R durante o seu mandato. Durante as diligências de cumprimento de mandados de prisão temporária e de busca e apreensão expedidos contra esses vereadores pela Vara Criminal de Campos Altos, os investigadores encontraram e apreenderam em suas respectivas residências, diversos documentos que incriminavam a ex-prefeita. Por esta razão, foram indiciados por supressão de documentos públicos.

Todos os vereadores envolvidos nesses crimes também foram indiciados pela prática do crime de prevaricação, pois deixaram de praticar atos de ofício ao não investigar e nem denunciar as ilegalidades praticadas pela ex-prefeita às autoridades competentes. Todos os investigados também estão sendo indiciados por organização criminosa, já os vereadores G.R.S, V.S, E.R.S indiciados por prevaricação e supressão de documentos, e o vereador G.R.S indiciado por corrupção ao receber a caminhonete da ex-prefeita.

O Inquérito Policial foi enviado para o Ministério Público da Comarca de Campos Altos, onde será analisado pelo Promotor de Justiça, o qual, se entender que há provas suficientes contra os indiciados, poderá oferecer denúncia contra eles. As penas para os crimes de organização criminosa variam de 03 a 08 anos de prisão, para os crimes de corrupção ativa e passiva a pena é de 02 a 12 anos de prisão, para o crime de prevaricação e a pena é de 03 meses a 01 ano de prisão e para o crime de supressão de documento a pena é de 02 a 06 anos de prisão.

A Polícia Civil também representou pela suspensão da função pública dos três vereadores que foram indiciados, para que os mesmos sejam imediatamente afastados de seus cargos eletivos que ocupam na Câmara Municipal de Santa Rosa da Serra, pedido este que será analisado pelo Ministério Público e, em seguida, deferido ou não pelo MM. Juiz da Comarca de Campos Altos. As investigações continuam com a finalidade de concluir, o mais breve possível, os demais Inquéritos Policiais que foram instaurados durante a operação Éden.

LEIA TAMBÉM:

Depois de ex-prefeita e marido, agora são vereadores que foram presos em Santa Rosa da Serra (MG)

 


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!