A Expocaccer (Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado) prepara-se para lançar em primeira mão no Brasil uma edição especial com os 5 melhores cafés do Cerrado Mineiro, vencedores dos primeiros lugares do 9° Prêmio da Região do Cerrado Mineiro; do Cup Of Excellence e do Coffee Of The Year Brasil.
Os cafés foram produzidos pelos cooperados da Expocaccer e serão apresentados em evento de lançamento, no dia 14 de dezembro, às 16h, na cafeteria da cooperativa, a Dulcerrado, em Patrocínio-MG, especializada em cafés especiais industrializados.
Na ocasião, os apreciadores terão a oportunidade de degustar gratuitamente as variedades e qualidades de cada café da Edição Raridades.
Para cada bebida foi elaborado um tipo de método e harmonização que melhor ressaltou o sabor e as qualidades sensoriais dos cafés. Tudo ficará à disposição gratuitamente do público no dia do lançamento.
Da Esquerda Para Direita: Vitor Barbosa; Agilmar Ferreira; Ricardo Bartholo; Danilo Barbosa e Elmiro Nascimento
O lançamento dos cafés campeões contará com a participação dos produtores premiados, que farão uma apresentação dos seus cafés e dos processos de produção realizados.
O evento integra a semana comemorativa do aniversário de 7 anos de funcionamento da Cafeteria Dulcerrado que será celebrado entre os dias 12 e 18 de dezembro e foi organizado por meio de seu Departamento de Cafés Especiais da Expocaccer, como uma oportunidade de apresentação e promoção dos cafés.
Dentre os convidados confirmados no evento está a jornalista, organizadora da Semana Internacional do Café e Diretora de Conteúdo da Revista Espresso, Mariana Proença, que compartilhará um pouco da sua experiência e da importância dos concursos de qualidade para promoção dos cafés especiais brasileiros.
O lançamento será marcado ainda pela entrega de cheques simbólicos aos produtores que tiveram seus cafés arrematados no Leilão do 9° Prêmio da Região do Cerrado Mineiro e também à Escola Estadual Irmã Gislene, instituição indicada pela Expocaccer, que concorreu ao Troféu Escola de Atitude do prêmio.
Produtores e Cafés Campeões
Os cafés da Edição Raridades se destacaram nos principais concursos do Brasil pelos seus atributos, notas sensoriais e pela inovação dos grãos.
Ao todo, serão apresentados cafés nas variedades Natural, Fermentação Induzida e Cereja Descascado, esta última com a primeira produção orgânica premiada na história da Região do Cerrado Mineiro, do produtor Ricardo Bartholo.
Bartholo é cooperado e ex-presidente da Expocaccer. Sempre engajado nas práticas sustentáveis, há 4 anos decidiu inovar e se dedicar a produção de cafés orgânicos, com alto rigor de qualidade. O resultado da inovação foi o primeiro lugar do 9° Prêmio da Região do Cerado Mineiro e outro marco histórico para a Região: o de café mais caro arrematado em um leilão de premiação no Cerrado Mineiro, com a venda da saca por R$55.000,00.
O café de Ricardo Bartholo, da Fazenda 5 Estrelas, teve 89,18 pontos na qualidade e o cafeicultor já havia se destacado no pódio da Etapa Campeões Expocaccer, ocupando o primeiro lugar com a mesma qualidade de café no concurso da cooperativa.
Na categoria Natural, com pontuação de 89,86, o primeiro lugar ficou com o produtor Danilo Barbosa, que também foi o campeão da Etapa Expocaccer. Danilo pertence a uma família de cafeicultores e qualidade é a sua meta.
Um produtor revelação foi o cooperado da Expocaccer, Agilmar Ferreira Pinto, carinhosamente conhecido como Ferrinho, que se consagrou campeão em sua primeira produção de qualidade e em sua primeira participação em um concurso de cafés, com o café de 89,25.
Ainda falando em campeões, este ano a Expocaccer teve também outros dois destaques no pódio de importantes concursos nacional e internacional: o Coffee Of The Year e o Cup Of Excellence (COE), considerado a copa do mundo dos cafés especiais.
No Coffee Of The Year, campeonato que incentiva o desenvolvimento de novas origens e o aprimoramento da produção, o café de 90,83 pontos, do Elmiro Alves do Nascimento, foi eleito o melhor do ano, dentre os 200 finalistas.
Para completar a alegria da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, no Cup Of Excellence o grande campeão da edição foi o cooperado Vitor Barbosa, da Fazenda Cachoeira, de Carmo do Paranaíba-MG. Vitor, filho do cafeicultor Danilo Barbosa, conquistou o primeiro lugar com um Catuaí Amarelo, de 90.50 pontos.
Edição Raridades Dulcerrado
Este é o segundo ano da edição que prestigia e apresenta aos apreciadores de cafés especiais os grãos produzidos pelos cooperados da Expocaccer que foram premiados nos principais concursos de qualidade do Brasil e do mundo.
Em embalagens especialmente desenvolvidas, os consumidores podem adquirir os cafés das edições limitadas em pacotes de 250g torrado, em grãos, moído, na própria cafeteria ou na loja online da Dulcerrado, pelo site: www.dulcerrado.com.br
Evento:
Lançamento Edição Raridades Dulcerrado
Onde: Cafeteria Dulcerrado
Quando: 14/12/2021 (terça-feira), a partir das 16h
ASCOM Expocaccer