18 de Junho de 2022 às 11:13

Expocaccer inicia recebimento de amostras para o mapeamento de qualidade

Cooperativa avalia e certifica o potencial dos cafés de seus cooperados

 

Foi dada a largada para a descoberta dos tesouros na Expocaccer - Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado. Os trabalhos de avaliação dos microlotes da safra 22/23 foram iniciados com o serviço de Mapeamento de Qualidade 2022, com o objetivo de identificar cafés especiais, avaliados acima de 83 pontos.

O mapeamento faz parte das ações da Jornada da Qualidade da Expocaccer e vem sendo realizada exclusivamente para cooperados, por meio da análise de Q-Graders, classificadores e provadores de café da cooperativa, com foco na identificação do potencial e qualidade das notas sensoriais dos grãos e bebida.

Dentre as recomendações do mapeamento está também a prevenção da mistura de um café com boa bebida, com um outro inferior, uma vez que devido à sensibilidade do cafeeiro às variações do ambiente e clima podem ocasionar diferenças de um café de um mesmo talhão.

Normalmente a análise dos grãos é realizada com os primeiros frutos maduros. Dessa forma, as amostras são provadas antes que se inicie a colheita e assim, com os resultados das provas de xícaras, o produtor tem conhecimento dos talhões que poderão ser misturados ou não.

“Por meio do Mapeamento de Qualidade o produtor tem conhecimento sobre o potencial do seu café e essa informação o auxilia na tomada de decisão, uma vez que a prova antecipada dos lotes auxilia nos processos e no melhor manejo de pós colheita a serem utilizados para melhoramento da bebida. Isso agrega ainda mais valor ao produto e aumenta a possibilidade de maiores retornos financeiros.” Explica a Trader de Cafés Especiais da Expocaccer, Sandra Moraes.

O cooperado que desejar, poderá participar presencialmente do mapeamento de qualidade da Expocaccer, que é gratuito e vem sendo realizado às terças, quintas, das 17h às 19h e aos sábados, das 9h às 11, mediante agendamento prévio, de até 2 dias de antecedência.

Serão analisadas até 25 amostras por dia, sendo um limite de até 4 por cooperado. Para participar do Mapeamento de Qualidade da Expocaccer, o cooperado deve agendar a entrega das amostras junto ao Departamento de Cafés Especiais da Expocaccer (Sandra Moraes) ou ligar para o telefone: (34) 3839-9300.

ASCOM - Expocaccer