A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) foi classificada entre as maiores empresas brasileiras de 2024, ocupando a posição 680 do ranking geral, pelo Anuário Valor 1000, uma iniciativa do Valor Econômico, Serasa Experian e do Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGVcef).
O resultado foi gerado por meio de uma análise de dados públicos ou fornecidos pelas empresas que apontou diferentes aspectos do negócio, destacando a eficiência financeira e a responsabilidade social das companhias.
Para tanto, o anuário classifica as empresas conforme receita líquida, de acordo com o ano-base 2023, organizando-as em 27 setores, que leva em consideração também 1.013 balanços e relatórios com informações contábeis e financeiras das empresas.
“Atribuo o resultado à confiança e à parceria dos cooperados, ao trabalho da equipe de colaboradores da Expocacer, sem os quais a cooperativa não teria solidez para ocupar essa posição junto às 1000 maiores empresas do Brasil,” destaca Fernando Nogues Beloni, Presidente do Conselho de Administração da Expocacer.
Há 20 anos o Valor 1000 elege anualmente as mil maiores empresas nacionais de todos segmentos, sendo considerada uma das mais bem conceituada e respeitada fontes de informação sobre a economia do país.
Para Simão Pedro de Lima, Diretor Presidente Executivo da Expocacer, a colocação reflete o propósito e demonstra a assertividade de uma gestão que visa o impacto positivo para todos públicos da cooperativa.
“Esse é mais um resultado que nos orgulha. Estar entre as maiores e melhores companhias do Brasil é um reconhecimento de que estamos no caminho certo, inquietos pelo progresso, promovendo uma cafeicultura vanguardista, colaborativa, que promove o crescimento conjunto”, diz Simão Pedro de Lima.
Recentemente a Expocacer teve destaque também entre as “Top 10” cooperativas do segmento agronegócio no ranqueamento realizado pelo anuário do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), que avaliou a participação das maiores cooperativas de Minas Gerais, no Produto Interno Bruto do Estado.
“Nossos clientes também são parceiros que confiam no propósito da Expocacer, a eles os nossos agradecimentos por acreditar na cooperativa como uma legítima representante do Cerrado Mineiro”, conclui o Diretor Presidente Executivo.
Maiores Cooperativas
Entre as cooperativas ranqueadas, a Expocacer ocupou a 38ª posição, sendo a 4ª dentre as cooperativas que atuam no segmento do café.
O Anuário Valor 1000 destacou a Expocacer pela Receita Líquida de 1,4%; pela Sobra Líquida de 71,6 milhões de reais; EBITDA de 82,1 milhões de reais e Rentabilidade do Patrimônio Líquido de 26,1.
Maiores do Agronegócio
No agronegócio, a Expocacer classificou-se no 72° lugar, consolidando-se entre as 90 do ramo.
ASCOM / Expocacer – Por Anna Lívia Leal
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!