14 de Fevereiro de 2025 às 10:36

Expocacer participa de reunião sobre desafios energéticos na Região do Cerrado Mineiro

Encontro teve foco no futuro da cafeicultura local

A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado LTDA – Expocacer representada pelo Presidente do Conselho de Administração, Fernando Nogues Beloni, e pelo Diretor Presidente Executivo, Simão Pedro de Lima, esteve presente na reunião estratégica com líderes do governo e empresários locais com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE) e da Invest Minas para discutir os desafios energéticos enfrentados pela Região do Cerrado Mineiro.

O encontro, realizado no último dia 7, teve como objetivo identificar soluções para garantir a segurança e o desenvolvimento energético da região, promovendo um cenário mais sustentável para a cafeicultura e o agronegócio.

Na reunião estavam o Vice-Governador de Minas Gerais, Mateus Simões; o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Almeida Pereira Fernandes; o Secretário de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira; Fernando Passalio - Secretário de Desenvolvimento Econômico - SEDE de Minas Gerais e o Secretário Executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Bruno Araújo Oliveira, além de representantes da Invest Minas e da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG).

Participaram também do encontro representantes das seguintes cooperativas da região: Alexandre Cardoso de Oliveira, diretor e Ivaldevino Carlos Magalhães, gerente de controladoria da MonteCCer; Gustavo Orlando Figueiredo Guimarães superintendente da Fundaccer; Marcos Miyazaki presidente da Coopadap; Cléber Wilhiam Ribeiro do Amaral presidente e Marcelo Moreira de Sousa diretor financeiro da Carmocer; Eliane Cristina diretora executiva da Coocacer Araguari; Tarcísio Daniel da Silva presidente da Carpec e o Deputado Federal José Vitor.

A reunião tratou da implementação de soluções estratégicas para atender às necessidades energéticas da região, com foco no apoio à cafeicultura, um dos pilares econômicos do Cerrado Mineiro.

De acordo com o Fernando Beloni, a iniciativa busca o desenvolvimento de fontes de energia mais seguras e sustentáveis para garantir a continuidade da produção de café de alta qualidade e o fortalecimento das cooperativas locais.

“Este encontro reflete o nosso compromisso em garantir que os cafeicultores do Cerrado Mineiro tenham acesso às soluções energéticas que não apenas atendam às suas necessidades, mas também promovam a sustentabilidade a longo prazo. A Expocacer, ao lado das demais cooperativas, segue empenhada em promover inovação e apoiar o desenvolvimento da nossa região”, afirmou Beloni.

Com o compromisso de fortalecer a cafeicultura do Cerrado Mineiro, a Expocacer vem atuando para fomentar soluções inovadoras que promovam a intercooperação, com foco no desenvolvimento da região e na geração de valor do ecossistema em que está inserida.

“A reunião foi importante para tratarmos das soluções práticas e estratégicas para os desafios energéticos da nossa região. A cafeicultura do Cerrado Mineiro é um dos pilares da economia do Estado, e, para garantir que ela continue a prosperar, precisamos ter uma infraestrutura energética funcional e sustentável. A Expocacer, sempre em busca de suas demandas, segue trabalhando lado a lado com os cooperados e parceiros para transformar esses desafios em oportunidades", conclui Simão Pedro de Lima, Diretor Presidente Executivo da Expocacer.

Sobre a Expocacer

Com sede em Patrocínio-MG, a Expocacer há 31 anos é protagonista na promoção de uma produção sustentável de cafés de alta qualidade na Região do Cerrado Mineiro, valorizando o trabalho de seus produtores e fomentando o desenvolvimento econômico regional. A cooperativa apoia mais de 730 cooperados e conta com uma infraestrutura que inclui armazéns com capacidade para mais de 1 milhão de sacas, exportadas para mais de 35 países em cinco continentes.

 


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!