28 de Abril de 2014 às 12:30

Expopatro fecha com a final do rodeio - Veja as fotos e leia o editorial do POL sobre o evento

Veja também as fotos de outros momentos da Expopatro na seção sociedade

Foi encerrada no domingo, 28 de abril, depois de oito dias, a ExpoPatro 2014. A final das provas de rodeio, premiação dos peões vencedores e queima de fogos  encerraram a festa.

Evidente que a organização da ExpoPatro tem que repensar o evento para o ano que vem, diante de reclamações populares, que vamos elencar nesta matéria/editorial do POL.

Mas antes de destacarmos os pontos negativos, vamos salientar os pontos positivos:

A Segurança oferecida pela Polícia Militar no interior do Parque, quanto fora dele, foi um dos destaques da festa.

A entrada franca ao interior do parque e o acesso gratuito as provas de rodeios e a outras dependências foi também importante, principalmente no aspecto social.

O asfalto novo das avenidas do interior do parque, também foi um ponto positivo pouco notado, mas importante.

Eventos como o Miss Comerciária da Acip/Cdl e o Pop Rock/Show da Terra, incentivam e revelam novos talentos artísticos em Patrocínio, e merecem aplausos.

A abnegação da diretoria do STR que mesmo diante de muitos problemas realizou o evento. É importante ressaltar que uma grande soma de recursos tem sido dispendida na construção do Centro de Eventos, que com certeza, estará a altura de grandes eventos não só do STR, mas da comunidade. É público, que muitos diretores abnegados tem usado de recursos próprios em forma de empréstimo para concluir esta grande obra. Isso merece registro.

Diante do que a nossa reportagem ouviu ou por opinião própria da nossa linha editorial sugerimos:

Pouca participação das cooperativas, sindicatos e empresas da cidade na exposição de seus produtos e serviços. Uma das poucas que participaram com seu estande, foi a Coopa e a Acip/Cdl com a organização da Feira Comercial. A Sicoob Coopacredi também apoiou os rodeios.

Valores mais justos e próximos da realidade local, principalmente na venda de bebidas e produtos da praça alimentação com valores altos.

Uma programação de shows com artistas de grande nome, que atraia pessoas de outras cidades da região.

Mudança na data da festa. Julho seria uma boa opção. Longe da Semana Santa e fora do período de chuvas, coincide com as férias escolares e mais dinheiro correndo devido a safra do café, o que atrairia mais pessoas.

Desvinculação política total, principalmente com a Prefeitura de Patrocínio. Nas próximas edições a Prefeitura poderia contribuir com a parte logística.

Agregar grandes eventos na Programação da ExpoPatro, como o Seminário do Café e a Fenicoopa que traria mais movimentação e enriqueceria sobremaneira a festa.

E porque não,  a Festa Nacional do Café ? Patrocínio é o maior município produtor de café do Brasil e do Mundo. Além de se fazer justiça, engrandeceria a Cidade e a Festa, que seria nacional e facilitaria a obtenção de recursos de Ministérios e outros investidores.

Mas é importante fechar, dizendo que um evento como este não é fácil de ser realizado e com certeza, o atual presidente Osmar Nunes Jr., uma pessoa aberta a sugestões e muito competente tenha mais apoio e parcerias para realização de um evento ainda melhor no próximo ano.

VEJA AQUI AS FOTOS DO ÚLTIMO DIA OU VISITE A SEÇÃO SOCIEDADE PARA VER AS DEMAIS