(Foto:Colaboradores setor admistrativo Exp.União) O Movimento interncacional intitulado “MAIO AMARELO,” nasceu com uma só proposta: Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Embora o cuidado com o trânsito, já se faz tema diário na empresa, com o apoio da Diretoria, Colaboradores das empresas Expresso União, Serviços Gráficos e União Express, também abraçaram o importante movimento. Em uma das ações, Mariza Marques, responsável pelo setor de RH, fez uma maratona pelos departamentos da empresa, levando informações e compartilhando conhecimento sobre o tema. Como sinal, de adesão á campanha, colaboradores foram convidados a usar um lacinho amarelo- símbolo da campanha- na camisa. A cor amarela justifica-se por ser mundialmente conhecida como advertência e alerta no trânsito. A seguir,com fotos de Mariza Marques, algumas pílulas de informações para serem levadas a sério:
(Colaboradores da Serviços Gráficos, Gerência e setor Oficina, com o simbolo da campanha). Segundo a Organização Mundial de Saúde três mil vidas são perdidas por dia em acidentes de trânsito. No mundo todo, o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito em todo o globo.
PORQUE MAIO AMARELO
(Colaboradores da Serviços Gráficos, setor acabamento e CPD, também com o simbolo da campanha)...POR QUE MAIO AMARELO? Por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A meta é reduzir acidentes de trânsito em todo o mundo.
(Foto,colaboradores setor Manutenção adesão ao Movimento)... A motivação para o Movimento MAIO AMARELO não é novidade para a sociedade. Muito pelo contrário, é respaldada em argumentos de conhecimento público e notório, mas comumente desprezados, sem a devida reflexão sobre o impacto na vida de cada cidadão.
(Colaboradores do setor operacional, na foto e na Campanha)... Saiba mais. O Maio Amarelo não é apenas uma campanha, mas sim uma ação, onde toda a sociedade está convidada a participar de debates sobre trânsito e como torná-lo mais seguro. Um assunto que preocupa diversos países e que precisa ser conversado. A ideia é definir ações mais eficazes para promover a conscientização de motoristas e pedestres.
(Colaboradores do Guichê Rodoviária, também envolvidos) Maio Amarelo e um trabalho de formiguinha, mas que através da conscientização e cada um fazendo a sua parte, alcance muitas pessoas e, principalmente, salva vidas.
(Alguns motoristas da empresa,aguadando horário, ou fazendo treinamento)...Juntos estes profissionais contabilizam milhares e milhares de KM rodados. Ali é profissionalismo, atualização contínua e responsabilidade ao conduzir vidas. Se perguntados, cada um deles dirá que faz a sua parte e torce para que a proposta apresentada pela Campanha Maio Amarelo, seja realidade no contidiano de todos.Cada um mudando para melhor,sempre.
(Lacinho amarelo no peito, sorriso no rosto,motoristas e veículos,impecáveis para mais uma jornada). No mais - e não menos importante - independente do credo, o bom condutor, conhece o velho e infalível, adágio: "Dirigido por mim, guiado por Deus". Para uma perfeita viagem, é sábio entregar a Ele a ida e a volta. Se o Maio Amarelo, chama a atenção da sociedade; a oração pede a atenção de Deus. Antes de girar a chave de ingnição, há quem fecha os olhos, e faz a primeira e a última estrofe da oração ecumênica do motorista. E diz lá que nunca se arrependeu: "Senhor, concede-me mãos firmes, olhos atentos, prudência e perfeito controle, para que eu possa fazer uma boa viagem e chegar alegre ao meu destino...Que Tua graça me acompanhe sempre nas minhas viagens. Amém!"