5 de Março de 2024 às 16:16

Facebook e Instagram fora do ar atinge várias regiões e usuários

A rede social ainda não se explicou

Uma pane global fez o Instagram e o Facebook ficarem fora do ar temporiamente nesta terça-feira (5). A instabilidade começou por volta das 12h30.

O site Downdetector, que reúne queixas sobre aplicativos e sites em vários países, chegou a registrar mais de 40 mil reclamações de usuários do Facebook no Brasil e 30 mil sobre o Instagram.

Os relatos começaram a diminuir por volta das 14h.

Tela de “Entrar no Facebook” dá mensagem de erro (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Tela de “Entrar no Facebook” dá mensagem de erro 

As buscas pelo assunto dispararam no Google. As pessoas parecem querer saber o que está acontecendo.

Já o site de monitoramento DownDetector indica que brasileiros passam pela pane em diversas regiões, conforme você vê na ilustração abaixo. O mapa de calor destaca São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Salvador, Curitiba, Porto Alegre e Belém.

Outros países também relataram problemas. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Facebook teve mais de 580 mil reclamações, enquanto o Instagram, mais de 90 mil. Já no Reino Unido, foram mais de 150 mil reclamações no Instagram, e mais de 25 mil no Facebook.

O que diz a Meta

O diretor de comunicações da Meta, controladora do Facebook e do Instagram, Andy Stone, publicou no X, antigo Twitter, que a instabilidade foi causada por um problema técnico. Ele não detalhou, porém, qual foi a falha.

Mapa mostra regiões afetadas pelo bug no Instagram (Imagem: Reprodução/DownDetector)

Mapa mostra regiões afetadas pelo bug no Instagram (Imagem: Reprodução/DownDetector)

O comunicador WhatsApp, também da Meta, segue funcionando normalmente.

Fonte: Tecnoblog


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!