19 de Junho de 2014 às 19:57

Finalmente uma notícia que pode nos tirar da mediocridade!

FESTA NACIONAL DE PATROCÍNIO. Seria a união dos tres eventos e todas as vértices do agronegócio e todas as vertentes econômica local e finalmente, nascendo desta grande convergência de força, a nossa FENAPATRÔ.

Lê-se no Portal Mais Um Online, que o presidente da ACARPA Marcelo Queiroz, que o Seminário do Café, admite, se unir para a realização da Festa da Cidade. Tremenda notícia, antiga reivindicação nossa na imprensa. A  notícia  ipsis litteris: Juntos, associações e cooperativas de produtores e representantes da Federação, analisaram uma série de eventos para um planejamento futuro das ações de marketing a serem tomadas por todos os envolvidos.”

Lembrando que recentemente no mesmo site o   Presidente do Sindicato Rural de Patrocínio, Osmar Pereira Júnior,  demonstrou a mesma intenção do Presidente da ACARPA: " Osmar Pereira Júnior,  Presidente do Sindicato Rural  está  propondo unificar  as entidades e órgãos ligados ao agronegócio e a produção, beneficiamento e comercialização do café podem ser unir para realizar uma grande Festa Agropecuária na cidade"

 

Adorei esta notícia, pois é uma antiga bandeira nossa. Há muito em nossa coluna na Gazeta e neste blog, temos defendido a unificação das festas local. Ora, por que? porque chega de passar vergonha!  Chega de  festas da cidade tão pífias e medíocres! Nosso caloroso apelo, tem sido  para que  as  autoridades políticas, dirigentes das entidades de classes, lideranças do agronegócio e promotores de  eventos, deixem o egoismo grupal, as  vaidades institucionais, unifiquem as festas,  transformando-a em um único evento de nível nacional. Sugerimos  A FENAPATRÔ - FESTA NACIONAL DE PATROCÍNIO. Trocando em muidos, o que propomos, é  o seguinte:

TEMOS NA CIDADE DE PATROCÍNIO TRES GRANDES E DISTINTOS  EVENTOS:

 FENICOOPA

Feira de Negócios da Cooperativa Agropecuária de Patrocínio, evento interno da cooperativa, mas se tornou um dos eventos mais bem organizados e de maior sucesso em Patrocínio. Sempre com atrações artísticas de expressão e a presença maciça do público. A primeira edição, aconteceu em setembro  2007, com a animação da dupla Edson e Hudson, show com  5000, pessoas;  Em 2008,Chitãozinho e Xororó, reuniu 7.000 pessoas; em 2010, Rionegro e Solimões, 8.000 presentes. E o sucesso prosseguiu. 2011, Daniel. 2012, Sérgio Reis. 2013, Zezé di Camargo e Luciano.  E a 8ª  FENICOOPA em 2014, atração artística será Luan Santana . O show ocorrerá no dia 12 de setembro, a partir das 20h, no Parque de Exposições Brumado dos Pavões, em Patrocínio.

SEMINÁRIO DO CAFÉ DE CERRADO.

Evento de vanguarda no setor, tão consagrado em sua grandeza, que  chegou a se chamar "Seminário Internacional do Café"  O evento vai para a sua 22º edição, nos dias 9 e 22 de Agosto de 2014. Como nas edições anteriores, o evento buscará a valorização do expositor e produtor, de um modo geral . Este evento, que trás em seus princípios,  gerar e transferir conhecimentos e tecnologias que ampliem a competitividade da cadeia produtiva do café brasileiro, contribuindo para a maior sustentabilidade e promovendo igualdade social e econômica. Nosso município, segundo o IBGE é o maior município produtor de café do Brasil, com mais de 30 mil hectares de lavoura, é sede da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, que congrega todas as associações. O Seminário do Café é um evento totalmente consagrado.

O MAPA DA MINA 

Já em sua  5ª edição. A consolidação e eficácia deste projeto, já  levou Patrocínio a receber em 2012 o “Prêmio Sebrae  Prefeito Empreendedor"   O MAPA DA MINA, é promovido ple administração municipal, preconiza promover o empreendedorismo, identificar oportunidades, ampliar relacionamentos e gerar atitudes empreendedoras e sustentáveis no município e região.

TRES FESTAS EM UMA.  (Que sugerimos se chamar: FENAPATRÔ

  Este é o  perfil dos eventos de maior projeção, pulverizados durante o ano  no município.  Fenicoopa no mês de Setembro; Seminário do Café,  também em Agosto/Setembro e   a ExpoPatrô, (já unificada com a Feira Industrial e Comercial)  em Abril, data do aniversário da Cidade.O Mapa da Mina, Junho/Julho. O que precisamos fazer? Isto mesmo: unificar estes referidos  eventos, transformá- los em uma festa de projeção nacional, como a FENAMILHO, como a FESTA NACIONAL DO CAFÉ, (que, embora, Patrocínio  seja a maior praça produtora de café, infelizmente, quem conquistou há muito o direito a comemoração a nível  nacional, foi a cidade do interior paulista,  Espírito Santo do Pinhal) .  Por isto precisamos pensar grande. Correr atrás deste prejuizo histórico.

A SUPERAGRO COMO MODELO

Se  por ventura,  tem alguém  lendo isto com  aquele riso cético no cantinho da boca, o grande exemplo  bem sucedido de unificação de grandes  eventos vem da nossa capital Mineira:  A SUPERAGRO. Evento inovador, lançado pelo  patrocinense Silas Brasileiro, quando este  era Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na gestão Aécio Neves. A iniciativa unificou o calendário de eventos da capital, envolvendo, modernizando e levando com sucesso para a Expominas todas as cadeias  do agronegócio de Beagá. Alem da tradicional Exposição Agropecuária, Feira Agroindustrial, Núcleo de Conhecimento, com cursos, palestras e workshops e a Expo Cachaça, referencial mundial no ramo. A SUPERAGRO, hoje é isto. Divulga o potencial de Minas Gerais na atração de novos investimentos empresariais. Além disso, tem como finalidade promover a prospecção e realização de novos negócios pelos agentes do setor (produtores rurais, criadores, empresas e indústrias fornecedoras) para diferentes segmentos da agropecuária. 

Resumido a ópera: Em Patrocínio, precisamos trabalhar todos nesta linha, se quisermos sair da rabeira.Vamos incorporar os três grandes eventos (festa) em um portentoso evento: FESTA NACIONAL DE PATROCÌNIO. Unindo todas as vértices do agronegócio e  todas as vertentes econômica local,  lançando com esta grande convergência de força a  nossa FENAPATRÔ.

Tendo presente que esta realidade não virá em passe de mágica. Virá com amor ao futuro de Patrocínio, renúncia,  visão holística e  trabalho árduo. Patrocínio tem a fama de ser uma das cidades de gente mais turrenta, dispersa  e desunida. Aqui ninguém quer carregar o piano, todos querem tocar. Tem interesses distintos? Tem. Tem mentalidade estreita a enfretar? Tem. Tem vaidades a ser administradas? Tem. Tem toda sorte de empecilho? Tem. Mas, cremos neste projeto  E veja só, agora esta  maravilhosa notícia:  Tem quem acredita nela a ponto de iniciar um tímido movimento.  

Osmar Pereira Júnior,  Presidente do Sindicato Rural de Patrocínio, nosso aplauso e de pé! Custe o que custar,  vai nesta linha. Firme-se  neste propósito." Unificar as festas" Finalmente uma   notícia que vai nos tirar da mediocridade. A posteridade saberá lhe agradecer.