Com informações e fotos da 4ª GP/1º Pel MAmb/7ª CIA Patrocínio
A 4ª GP/1º Pel MAmb/7ª CIA Patrocínio, durante patrulhamento ambiental na tarde de quinta-feira, 18/9, por volta das 16h50min, no município de Guimarânia/MG, recebeu informações sobre possível prática de pesca predatória no rio Espírito Santo, nas proximidades da ponte conhecida como “Queimada”.
Os militares, no local, encontraram um veículo estacionado, porém, sem a presença de pessoas nas imediações.
Após diligências e observação discreta, três homens foram abordados ao se aproximarem do veículo.
Os policiais apresentavam sinais de terem estado na água e transportavam sacas contendo dois petrechos de uso proibido para pesca amadora (tarrafas), além de pescado irregular.
Os envolvidos, de 33, 34 e 48 anos, admitiram a prática da pesca utilizando as tarrafas, e foi aferida a captura de 42 kg de pescado das espécies curimba e mandi.
Os militares constataram ainda que nenhum deles possuía licença para pesca amadora.
Os policiais lavraram autos de infração ambientais individuais; os petrechos foram apreendidos e encaminhados à autoridade competente, e o pescado descartado no aterro sanitário local por ausência de inspeção sanitária. O veículo utilizado também foi apreendido administrativamente.
A ocorrência resultou na condução dos envolvidos à delegacia, sob indícios da prática de crime ambiental previsto no art. 34 da Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).
Foram apreendidos duas tarrafas e 42 kg de pescado (mandi e curimba), além de lavrados autos de infração no total de R$ 3.982,32.