16 de Setembro de 2017 às 08:59

Gatinha é envenenada com "chumbinho" no Bairro Santo Antônio

Matar animais é crime e pode dar 3 anos de cadeia

A maldade humana muitas vezes aflora contra seus semelhantes, até mesmo crianças e animais indefesos.

Dessa vez a vítima foi gatinha de estimação de uma família moradora da Rua Humberto Gonçalves Cortes (antiga Expedicionário Francisco Pedro da Silva)

Segundo uma jovem da família, a gatinha sempre dormia dentro de casa pois teve filhotes recentemente. No dia 14/09, às 04 horas da manhã ela quis sair para dar uma volta. Às 6h50m da mesma começaram os sintomas: apresentou uma crise de vômito, diárreia e tremores em todo o corpo.

De imediato a família levou o animalizinho de estimação a uma clínica veterinária da cidade, onde foi diagnosticado envenenamento provavelmente por chumbinho e foram feitos todos os procedimentos necessários. 

Já teve caso de outro envenamento há alguns meses em que envenenaram um cão de uma vizinha que também não resistiu.

Matar animais é crime de acordo com a Art. 32 da Lei de Crimes Ambientais -Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998

Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

Denúncias

Se souber de alguém que estaja maltratando ou matando animais,denuncie a ADA Patrocínio (Associação de Defesa dos Animais). Para registrar o BO procure a PM ou PC. Denúncias DDU 181.

Produto proibido

Chumbinho (no BR) é um produto clandestino, irregularmente utilizado como raticida. Não possui registro na Anvisa, nem em nenhum outro órgão de governo. O agrotóxico aldicarbe (carbamato Aldicarb) figura como o preferido pelos contraventores, encontrado em cerca de 50% dos ‘chumbinhos’ analisados. A outra metade são organofosforados diversos. A Anvisa afirma que a matéria prima para este produto vem de roubo de carga ou entrada ilegal de produtos químicos pela fronteira. Seu uso está relacionado intensamente a assassinatos, suicídios, e mortes por intoxicação acidental. Pessoas ou animais que ingerem o chumbinho sentem fortes dores, anseiam vômitos e também perdem o sistema imunológico, além de prejudicar células e tecidos.

Estudos comprovam que seu uso como raticida não é eficiente. Apesar do rato, após comer o veneno, morrem bem próximo ao alimento envenenado. Os estudos do hábito dos ratos demonstram que, comumente, é o mais velho o primeiro a se alimentar, e, logo que ele morre, os mais novos rejeitam o alimento, sendo então aconselhável os anticoagulantes registrados na Anvisa, que, apesar de provocarem uma morte mais lenta, permitem uma maior abrangência do veneno. (fonte Wikipedia)

O que fazer se ingerir Chumbinho

Quando uma pessoa ingere chumbinho acidentalmente o que pode acontecer é surgirem sintomas como dor abdominal, tontura, vômito e sangue nas fezes ou na urina. Nesse caso, o que se deve fazer é chamar o SAMU (número 192) explicando onde está e como está a pessoa que tocou ou ingeriu chumbinho.

Se a vítima não estiver respirando ou se o seu coração não estiver batendo, deve-se realizar a respiração boca a boca ou a massagem cardíaca para manter a oxigenação do sangue e do cérebro, a fim de salvar sua vida.

O chumbinho é uma substância granulada de cor cinza escuro, que contém aldicarb e outros inseticidas. O chumbinho não tem cheiro, nem sabor e por isso é frequentemente usado como veneno para matar ratos, e embora ele possa ser comprado, de forma ilegal, seu uso é proibido no Brasil e em outros países porque não é seguro como raticida e tem grandes possibilidades de envenenar pessoas.

Verificar se a vítima está respirandoVerificar se a vítima está respirando

Quando suspeitar de envenenamento com chumbinho

Os sinais e sintomas de envenenamento com chumbinho demoram cerca de 1 hora para se manifestar. Mas é possível suspeitar do contato ou ingestão de chumbinho quando surgem seus efeitos no corpo:

  • Sinais claros nas mãos ou na boca de que a pessoa comeu algo com chumbinho por conter vestígios;
  • Hálito diferente do habitual;
  • Vômito comum ou vômito com sangue;
  • Lábios pálidos ou arroxeados;
  • Ardência na boca, garganta ou estômago;
  • Sonolência;
  • Dor de cabeça;
  • Mal estar;
  • Diarréia;
  • Aumento da salivação;
  • Suor excessivo; 
  • Dilatação da pupila dos olhos;
  • Pele fria e pálida;
  • Confusão mental que se manifesta por exemplo quando a pessoa não consegue dizer o que estava fazendo;
  • Alucinações como ouvir vozes;
  • Delírios como achar que está falando com alguém;
  • Dificuldade para respirar;
  • Aumento da vontade de urinar ou urina completamente ausente;
  • Convulsões;
  • Sangue na urina ou nas fezes;
  • Paralisia de parte do corpo ou completa impossibilidade de se mover;
  • Coma.

Em caso de suspeita deve-se levar a vítima para o hospital o mais rápido possível e ligar para o Disque-Intoxicação: 0800-722-600.

O que fazer em caso de intoxicação com chumbinho

Em caso de suspeita ou ingestão de chumbinho é aconselhado ligar para o SAMU, discando o número 192, para pedir socorro ou deve levar a vítima imediatamente para o hospital.

Se a vítima não estiver respirando - coloque seu rosto muito próximo da sua face para verificar se está respirando, e em caso negativo, faça a respiração boca a boca:

Fazer respiração boca a bocaFazer respiração boca a boca

Deve-se fazer uma respiração boca a boca, mas primeiro deve-se observar se existem vestígios de veneno dentro da boca, e se tiver, nesse caso, a respiração boca a boca deve ser feita sempre com máscara para não contaminar quem está prestando socorro. A respiração artificial consiste em:

  • Deitar a vítima de barriga para cima;
  • Limpar seu nariz e sua boca, para que o ar possa passar;
  • Colocar uma das mãos na nuca da vítima para apoiar sua cabeça, ligeiramente para trás para facilitar a passagem de ar;
  • Cobrir o nariz da vítima, tapando com a outra mãe;
  • Inspirar profundamente;
  • Colar sua boca na boca da vítima, cobrindo-a completamente;
  • Expirar todo ar de sua boca, jogando para dentro da boca da vítima até que seu peito levante.
  • Pressionar um pouquinho a região do estômago da vítima para que o ar de dentro dos pulmões saia;
  • Inspirar profundamente e continuar jogando o ar expirado dentro da boca da vítima, o tempo que for necessário, cerca de 15 vezes por minuto, ou a cada 4 segundos.

A respiração boca a boca é uma excelente forma de salvar a vida de uma pessoa inconsciente, cujo coração ainda está batendo, mas a pessoa não tem forças para respirar sozinha.

Se o coração da vítima não estiver batendo - coloque sua mão no peito da vítima para verificar se os batimentos cardíacos estão presente e em caso negativo, faça a massagem cardíaca:

Fazer massagem cardíacaFazer massagem cardíaca

  • Com o indivíduo deitado, posicione as mãos sobre o peito da vítima, entre os mamilos como mostra a imagem;
  • Com os braços esticados, empurre as suas mãos com força, utilizando o peso do seu próprio corpo, contando, no mínimo, 2 empurrões por segundo até a chegada do serviço de resgate. É importante deixar que o tórax do paciente volte a posição normal entre cada empurrão.
  • Caso tenha mais de uma pessoa para ajudar, elas devem revezar entre elas a cada 2 minutos.

A vítima pode não acordar mesmo quando recebe a respiração boca a boca ou a massagem cardíaca corretamente, mas o socorrista não deve desistir até a chegada da ambulância ou dos bombeiros para tentar salvar a vida da vítima.

Nos hospital se for confirmada a intoxicação por chumbinho a equipe médica poderá iniciar o uso do soro para eliminar o veneno do corpo mais rápido, e remédios contra hemorragia, convulsões e carvão ativado para evitar a absorção das substâncias tóxicas pelo organismo.

O que não se deve fazer 

Em caso de suspeita de envenenamento com chumbinho não é aconselhado oferecer água, suco ou qualquer líquido ou alimento para pessoa ingerir. Também não se deve tentar provocar vômito colocando o dedo na garganta da vítima. (fonte Tua Saúde)


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!