Os golpes do “Boleto Bancário” e da “Lista Telefônica” voltaram a ser aplicados na cidade. As práticas criminosas vem sendo registradas com recorrência em Patrocínio e em todo o Brasil. Por isso a Associação Comercial e Cãmara de Dirigentes Lojistas de Patrocínio (MG) estão alertados os empresários da cidade.
Golpe do Boleto Bancário
Para aplicar o golpe, os estelionatários encaminham aos empresários um boleto bancário, com o nome de associações comerciais, fazendo alusão a taxas ilegais ou que não existem, pois para isso deveria haver um aceite de filiação. Para aumentar a credibilidade da falsa fatura e confundir a vítima, alguns boletos apresentam artigos da Constituição Federal que citam prováveis punições caso o valor cobrado não seja quitado. Outra estratégia usada pelos fraudadores é de encaminhar a cobrança com prazo de vencimento expirado ou prestes a vencer.
Golpe da Lista Telefônica
Uma empresa de São Paulo esta ligando para os estabelecimentos e informa que é necessário que a empresa renove seu cadastro com a mesma, e neste momento obtêm as informações cadastrais como endereço, CNPJ e razão social. Em geral, não pedem para falar com o proprietário ou responsável e a pessoa que atendeu passa os dados.
Depois disso, informam que para confirmar os dados necessitam da confirmação por assinatura e pedem o número do fax, se a empresa diz que não tem fax pedem o email.
Acreditando no que foi proposto pelo telefone, a pessoa recebe o fax ou o email, assina-o, carimba-o e encaminha-o de volta. Só depois percebe que a autorização impõe várias obrigações inclusive de pagamento por meio de boletos, pela prestação de serviços. Em geral, a empresa só percebe este golpe tempos depois, quando começa a receber os boletos para pagamento.
Em caso de dúvida sempre entre em contato com as ACIP/CDL pelo telefone 3831-5500 para orientações.