20 de Agosto de 2019 às 13:54

Golpe do Sextorsão: Mulher induz homens ao sexo virtual e depois tenta extorqui-los; dois casos registrados em Araxá

Polícia Militar alerta população para novo golpe pelo Facebook

 

ARAXÁ (MG) - No dia 16 de agosto de 2019, por volta das 13 horas, compareceu na sede da Polícia Militar em Araxá, onde um indivíduo de 31 anos relatando que na data de 13/08/2019 constatou que na sua rede social Facebook havia uma solicitação de amizade de uma mulher, tendo assim aceitado a solicitação e passado a conversarem.

A suposta autora propôs que se exibissem mutuamente pela webcam, tendo a vítima aceitado. Após alguns minutos, a autora desligou a câmera e passou a lhe enviar ameaças e fotos de seus familiares através do Messenger, solicitando certa quantia em dinheiro, ou caso contrário iria expor nas redes sociais seu vídeo íntimo. A autora enviou uma conta para depósito da Costa do Marfim/África ocidental, porém o depósito não foi realizado, pois a vítima não tinha saldo suficiente.

No dia 17 de agosto, outra vítima procurou a Polícia Militar em Araxá relatando que havia caído neste mesmo golpe, onde a suposta autora vem ameaçando divulgar seu vídeo íntimo desde então.

Uma das práticas criminosas que tem ganhado força nos últimos anos são os golpes e extorsões relacionadas a conteúdos sexuais. Por conta disso, a Polícia Militar tem aumentado o alerta a respeito de privacidade na rede, sobre como evitar que fotos e vídeos íntimos “caiam na rede” e que informações pessoais possam ser usadas contra você.

A Polícia Militar alerta toda a população a não aceitar solicitações de amizade de desconhecidos em suas redes sociais, tampouco criar conteúdo íntimo que possa ser usado contra si mesmo por golpistas.

Jamais realize depósitos em dinheiro aos golpistas! Eles continuarão exigindo mais e mais dinheiro. Procure imediatamente a Polícia Militar e registre uma ocorrência.

O que é Sextorsão

Sextorsão (do termo em inglês sextorsion) é o termo que designa a prática de extorsão a partir da ameaça de exposição de supostas fotos ou vídeos sexuais das vítimas na Internet. Os criminosos intimam divulgar o material a amigos e parentes caso a pessoa não cumpra o favor pedido dentro de um curto período de tempo. Algumas vezes, os golpistas não têm qualquer conteúdo comprometedor da vítima em mãos, mas utilizam mecanismos bastante convincentes para que ela realmente acredite no golpe.

Disque Denúncia 181 e Emergencial 190

A Polícia Militar conta com o apoio de toda a população na denúncia de crimes e repasse de informações que possam auxiliar a Polícia Militar na prevenção e combate a delitos.

O Disque Denúncia 181 é um serviço destinado ao recebimento de informações dos cidadãos sobre crimes de que tenham conhecimento e qualquer tipo de informações que possam auxiliar o trabalho policial.

Para denunciar, basta ligar, gratuitamente, para o número 181. O Disque Denúncia funciona com uma central de atendimento unificada, formada por profissionais treinados e capacitados que trabalham em regime de 24 horas para atender à população.

O Disque Denúncia recebe todo tipo de informe sobre crimes, tais como assalto, tráfico de drogas, arrombamento, porte ilegal de armas, sequestro, estupro, agressão e atividades ilícitas. O Disque Denúncia tem como principais benefícios esperados melhorar a comunicação entre Estado e sociedade, além de recolher e analisar informações que auxiliem na elucidação de ocorrências e na prevenção de delitos.

As denúncias e situações emergenciais

Imagem: divulgação


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!