22 de Outubro de 2020 às 09:21

Golpista usa de foto de pessoa para pedir depósitos em dinheiro de parentes

Vítimas desconfiaram e acionaram a polícia

PATROCÍNIO (MG) – No dia 19/10, por volta das 10h40min, a Polícia Militar foi acionada pela vítima que relatou que na segunda-feira, 19/10, seu irmão teria entrado em contato com ela, relatando que uma pessoa utilizando um número desconhecido de sua agenda de telefone, através de mensagem de texto pelo aplicativo whatsapp, teria se passando pela vítima e na ocasião solicitou depósitos em dinheiro a seu irmão.

Segundo a vítima seu irmão desconfiado da situação, uma vez que a linguagem utilizada pela pessoa era diferente da que a vítima costumava usar, entrou em contato lhe avisando da situação.

Ainda segundo a vítima, no dia 12/10/2020, por volta das 09h00min, sua mãe também recebeu mensagens do mesmo teor, solicitando depósitos em dinheiro através de um número desconhecido, com o autor teria se passado pela vítima, inclusive utilizando de fotos pessoais dela no perfil do whatsapp.

Segundo a vítima, não tomou conhecimento, até o registro da ocorrência, se algum contato pessoal teria feito algum depósito e registrou os fatos.

A Polícia Militar alerta a comunidade sobre medidas de segurança contra clonagens do perfil do whatsapp:

- Proteja suas informações e dados pessoais nas redes sociais, cuidado com e-mail e links suspeitos;

- Ative a confirmação em duas etapas de seu aplicativo Whatsapp;

- Nunca repasse o código de segurança do aplicativo a terceiros;

- Sempre desconfie de solicitações de valores por pessoas de sua rede de contato;

- Caso receba solicitações de depósitos, transferências, pagamentos de boletos, entre em contato imediatamente e avise a pessoa pois ela é vítima da clonagem;

- Tire prints das conversas e determine que a pessoa lhe envie um áudio para explicar melhor a sua solicitação;

- Em caso de dúvidas acione a Polícia Militar.

Cidadão informado é cidadão seguro. Fique atento! Divulgue essas orientações e contribua com a segurança da comunidade!

Fonte: ASCOM 46º BPM


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!