Pela primeira vez, as Regiões Cafeicultoras de Minas: Região do Cerrado Mineiro, Caparaó, Campo das Vertentes, Chapada de Minas, Região das Matas de Minas, Mantiqueira de Minas e Sul de Minas, se reúnem para a Abertura da Safra Mineira de Café, que acontece no dia 1º de junho, às 9h, na Coocacer em Araguari (MG).
Com presença confirmada do Governador Romeu Zema e do Ministro da Agricultura Carlos Fávaro, a Abertura Safra Mineira de Café entra na reta final de preparativos para receber mais de 600 representantes do setor, entre produtores rurais, empresários, estudantes e autoridades políticas das 55 cidades que compõem a Região do Cerrado Mineiro.
Uma mega estrutura repleta de atrações estará à espera dos participantes. Uma delas é o Espaço Casa de Café Cerrado Mineiro, um espaço aconchegante onde serão servidos cafés das regiões cafeicultoras de Minas Gerais para degustação.
Nesse espaço, o movimento “Elas no Café” juntamente com cafeicultores convidados, apresentarão cafés com o selo da Denominação de Origem da Região do Cerrado Mineiro, além de produtos mineiros artesanais como queijos e doces à venda.
E não para por aí: as pinturas do artista Júlio Monteiro são uma verdadeira declaração de amor ao Cerrado, e terão destaque garantido no evento. Em painéis de LED espalhados por diferentes ambientes, os visitantes poderão acompanhar a história vibrante da cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro.
As atrações contemplam os cinco sentidos: paladar, olfato, tato, visão e audição. É por isso que a música ficará sob o comando do Conservatório Estadual de Música e Centro Interescolar de Artes Raul Belém, de Araguari.
Parcerias para fortalecimento da cafeicultura
A ação, inédita na cafeicultura mineira integra as regiões produtoras de café do estado, conecta a cadeia produtiva do café e fortalece a atividade, valorizando os esforços que promovem desenvolvimento e crescimento nos municípios em que a cultura está inserida, tornando o momento da colheita ainda mais singular.
O evento, que é uma realização da Região do Cerrado Mineiro, Prefeitura Municipal de Araguari e Ademinas, conta com patrocinadores e apoiadores que acreditaram na importância do evento. São eles: LD Celulose como Patrocinador Master; Sicoob Aracoop, Imepac Centro Universitário; Fuerza Segurança Privada e Sicoob Aracredi como patrocinadores Diamante; Coocacer Araguari, Nucooffe Syngeta Syngenta e Timac Agro como patrocinadores Ouro. O apoio governamental desta iniciativa conta com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Governo de Minas Gerais, Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Deputado Federal Zé Vitor e Deputado Estadual Raul Belém. Apoiam de forma institucional o evento: Sebrae, Conab, Emater, Sistema OCB, Sistema OCEMG e Conselho Nacional do Café (CNC). O apoio cultural ficou a cargo da FAEC e do Conservatório Estadual e Centro Interescolar de Artes Raul Belém, de Araguari.
Sobre o Evento
A Abertura Safra Mineira de Café é uma idealização da Coocacer, cujo evento encontrou na visão arrojada do Deputado Federal Zé Vitor, caminhos para ter a ideia inicial ampliada e expandida somando-se à atitude visionária da Região do Cerrado Mineiro, liderada por Francisco Sergio de Assis e Gláucio de Castro; da Prefeitura Municipal de Araguari, por meio Prefeito Renato Carvalho, em parceria com a Ademinas – Agência de Desenvolvimento de Minas Gerais para ser uma realidade. Acesse o site do evento e saiba mais: ?
_____________________________________