Fonte: Patos Hoje
O Governo de Minas Gerais quer “estadualizar” mais um trecho da BR-365, desta vez entre Patrocínio e o trevo com a BR 040. A informação foi divulgada pelo prefeito Luís Eduardo Falcão, na manhã desta quinta-feira (09). Um estudo já teria sido feito e incluiria uma praça de pedágio entre Patos de Minas e Patrocínio, cobrando R$ 9,00. Uma audiência pública deve acontecer nos próximos dias.
Segundo o prefeito, existe um projeto já concluído do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para duplicação da BR-365, entre Patos de Minas e Patrocínio, sem praça de pedágio. Falcão disse que, junto com o deputado federal Zé Vitor, já havia conseguido que a obra fosse incluída no orçamento do Governo Federal, em 2023. Porém, o Governo do Estado não teria entregue as licenças ambientais a tempo, inviabilizando o projeto.
Falcão afirmou que o Governo de Minas ainda precisa concluir essas licenças, mas um novo impasse deve atrasar novamente a documentação. De acordo com o prefeito, o objetivo do Governo de Minas é “estadualizar” a BR-365, de Patrocínio até o trevo com a BR-040, assim como foi feito de Patrocínio a Uberlândia.
O prefeito disse que é contra a “estadualização” de mais esse trecho da rodovia, devido ao pedágio do trecho entre Patrocínio e Uberlândia ser “o mais caro de Minas Gerais”. “No início, eles começaram a cobrar pedágio sem recapear e sem fazer melhorias”, disse. “Estadualizar” significa que o Governo de Minas passa a administrar a rodovia, no lugar do Governo Federal.
Segundo Falcão, o projeto do Governo do Estado é duplicar alguns trechos entre Patrocínio e a BR-040, com rotatórias alongadas, acostamento e atendimento 24h. Porém, esse investimento não “sairia de graça”, pois o objetivo do Governo de Minas, segundo Falcão, é que haja pedágios. O estudo inicial já prevê uma praça de pedágio entre Patos de Minas e Patrocínio, com o valor a partir de R$ 9,00.
Falcão afirmou que, provavelmente, Patos de Minas deve sediar uma audiência pública nos próximos dias para debater sobre a possível estadualização da BR-365.