16 de Dezembro de 2014 às 13:21

Grupo de pesquisa do UNICERP analisa fatores de riscos de doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares (DCV) constituem a primeira causa de morte no mundo e, no Brasil, estão associadas às principais causas de morbimortalidade

As doenças cardiovasculares (DCV) constituem a primeira causa de morte no mundo e, no Brasil, estão associadas às principais causas de morbimortalidade, relacionadas com aproximadamente 30% de todos os óbitos. Desses, cerca de 50% ocorrem em adultos, em plena fase produtiva, com idade entre 30 e 69 anos. A mortalidade prematura em adultos e as incapacidades resultantes, parciais ou totais, têm importantes repercussões na qualidade de vida dos acometidos, além do grande impacto no sistema de saúde.

Através do Programa de Iniciação Científica (PROic), professores e alunos do UNICIERP buscam identificar os principais fatores de riscos da doença na comunidade patrocinense. Participam do estudo os professores Mestre Flávio Rodrigues Oliveira, Mestre Ângela Maria Drumond Lage, Mestre Cláudia Modesto Veludo de Oliveira, Especialista Daniela de Souza e a Mestre Iêda Pereira de Magalhães Martins, além dos alunos Caroline Ellen Cardoso Maia (Graduanda em Enfermagem), Florence Cristina dos Reis Prates (Graduanda em Nutrição), Maria da Graça Vieira Nunes Marra (Graduanda em Enfermagem), Renata Cristina Nunes (Graduanda em Nutrição), Ruthe Antunes de Souza Mota (Graduanda em Nutrição), Talison Souza Fernandes (Graduando em Enfermagem) e Vinicius dos Reis Silva (Graduando em Enfermagem).

A identificação dos fatores de risco das doenças cardiovasculares constitui uma medida eficaz para o controle e redução da mortalidade associadas a estas patologias. O objetivo do estudo é estimar a prevalência de fatores de risco para doenças cardiovasculares por sexo, raça e condição socioeconômica em pessoas com 40 anos ou mais de idade, no município de Patrocínio, Minas Gerais. Trata-se de estudo epidemiológico, transversal. Participarão do estudo indivíduos com mais de 40 anos de idade, escolhidos aleatoriamente. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas domiciliares, onde serão identificados os fatores de risco e aferidas medidas antropométricas e coletadas amostras biológicas para análise laboratorial. A análise de associação entre a classe econômica e os fatores de risco cardiovascular para cada sexo será realizada por meio da razão de prevalência (RP).

Espera-se que a identificação dos fatores de risco mutáveis mais prevalentes na população estudada contribua para a criação de estratégias mais eficazes de forma impactar na redução da morbidade e mortalidade por doenças cardiovasculares na referida população.