18 de Julho de 2022 às 10:09

Há estudos para que a BR 365 entre Patos de Minas e Patrocínio possa ser duplicada.

Se esse trecho for incluído no leilão do estado, o DNIT deve descartar a duplicação.

Foto: Arquivo POL

Um documento do DNIT divulgado pela PRF nesta sexta-feira, 15/07, assinado pelo diretor de planejamento e pesquisa do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre-DNIT, mostra a indicação de duplicação do trecho.

O documento é de 20 de junho e aponta para o desenvolvimento do projeto de duplicação.

De acordo com o documento, considerando os estudos de tráfego realizados pela empresa contratada Maria Melo Engenharia LTDA, e que após a avaliação de tais atualizações no âmbito dos estudos de viabilidade realizados pelo DNIT, há a indicação de que o segmento entre os Municípios de Patos de Minas e Patrocínio receba a duplicação.

O diretor do órgão, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, solicita no documento que o Coordenador-geral inicie tratativas administrativas junto à empresa de engenharia Maria Melo Engenharia LTDA para viabilizar o desenvolvimento do projeto de tal segmento, considerando solução a duplicação, inclusive avaliando a eventual repercussão desta decisão nos valores contratuais e a consequente necessidade de celebração de termo aditivo.

O documento ressalta que nenhum avanço deverá ser realizado, relacionado aos estudos e projetos, no segmento coincidente com o trecho alienado ao estado de Minas Gerais.

O documento tem data de 20 de junho de 2022, portanto antes da publicação do edital do leilão (dia 1º de julho), para terceirizar o trecho entre Patrocínio e Uberlândia.

No edital, há a previsão de que a empresa vencedora peça a extensão do trecho entre Patos de Minas e Patrocínio.

Se esse trecho for incluído no leilão do estado, o DNIT deve descartar a duplicação.