As obras do primeiro Hospital de Amor de Minas Gerais, iniciadas pelo Hospital do Câncer de Patrocínio em junho de 2020 em parceria com Barretos, seguem em ritmo acelerado. A construção do Instituto de Prevenção Julia do Prado, que é a primeira etapa do projeto, está prevista para ser inaugurada ainda este ano.
A unidade atenderá, com estrutura moderna e equipamentos de última geração, a prevenção do câncer de mama em mulheres de 50 a 69 anos e colo de útero de 25 a 64 anos. Vale destacar que o nome "Júlia do Prado" é uma homenagem à mãe do deputado estadual Elismar Prado e do deputado federal Weliton Prado, sendo Weliton o deputado que mais destinou verbas para a construção, através de suas emendas parlamentares, o que o faz um grande amigo desta obra.
Quanto à segunda etapa, o hospital geral (que vai fazer o tratamento dos pacientes), tem previsão dos primeiros atendimentos ambulatoriais, de quimioterapia e outros procedimentos, no ano de 2023. Atualmente, a obra está na fase de concretagens, fechamentos, instalações hidráulicas e demais edificações.
“Essa obra vai revolucionar o tratamento oncológico não só de Patrocínio, mas do estado de Minas Gerais. É um sonho que está se tornando realidade por termos encontrado em nosso caminho o Henrique Prata, que colocou o Hospital de Amor de Barretos à nossa disposição para, através dessa parceria inédita no estado, atendermos os pacientes de câncer aqui, evitando que eles tenham que se deslocar por longas distâncias”, diz o presidente do HC Patrocinio Thiago Miranda de Oliveira.
Thiago reforça ainda que o tratamento em Patrocínio será o mesmo de Barretos, pois os protocolos nos atendimentos serão idênticos a um dos mais conceituados hospitais oncológicos do mundo. Os tipos de câncer atendidos serão: mama, próstata, ginecológico, pele e gastrointestinal.
Diz ainda que todos os procedimentos (consultas, exames, cirurgias e tratamentos) continuarão sendo ofertados gratuitamente, como acontece atualmente no Hospital do Câncer de Patrocínio.
Esta grandiosa obra está sendo erguida com o apoio:
— da comunidade patrocinense (através da realização e participação nos mais variados eventos, além de doações de diversas formas);
— da Prefeitura de Patrocínio, por meio do grande parceiro prefeito Deiró Marra, que realizou a terraplanagem do terreno e vai construir a avenida de acesso ao hospital, e das Secretarias de Saúde e de Obras, comandadas respectivamente pelos secretários Luiz Eduardo Salomão e Wellington Mamazão;
— do vereador Thiago Malagoli, que tem intermediado os apoios dos deputados Weliton Prado e Elismar Prado;
— do Hospital Santa Casa de Patrocínio, mais um grande parceiro, tanto na cessão do espaço para funcionamento da sede atual, quanto nas demais demandas do HC, está sempre de portas abertas;
— das comunidades das cidades da região, que abraçaram a causa e têm levantado recursos para a obra através de eventos, campanhas, leilões, etc;
— e de vários outros parceiros, como entes políticos, entidades, instituições e pessoas em geral que estão colaborando muito para a concretização desse sonho.
(André Luiz Costa | Comunicação HC Patrocínio)