Com informações e fotos da Polícia Militar
SERRA DO SALITRE (MG) – A Polícia Militar e a Polícia Civil, na manhã de segunda-feira, 14/04, em uma operação em Serra do Salitre, resultaram na morte de um homem e na fuga de seu filho. LEIA AQUI
A ação tinha como objetivo o cumprimento de mandados de busca e apreensão, além de mandado de prisão, expedidos pela Comarca de Rio Paranaíba.
Segundo o boletim de ocorrência, as equipes policiais cercaram a propriedade rural e se aproximaram da residência.
Após não obterem resposta aos chamados, os policiais arrombaram a porta e iniciaram o adentramento tático.
Durante a entrada na casa, o morador Dorinato Gomes de Oliveira, de 59 anos reagiu à abordagem portando uma arma longa. Diante da ameaça iminente e após ordem não acatada para que soltasse a arma, um dos policiais efetuou três disparos com um fuzil calibre 7.62.
Dois tiros atingiram o indivíduo, que morreu no local. O terceiro disparo atingiu uma parede.
A arma utilizada pelo homem, uma espingarda calibre .28, foi apreendida, juntamente com 14 munições — 13 intactas e uma deflagrada.
A perícia foi acionada e realizou os procedimentos de praxe.
O policial que efetuou os disparos foi preso pelo oficial comandante da operação, com base na legislação militar, e conduzido ao 46º Batalhão da Polícia Militar para as providências legais.
A arma utilizada na ação também foi apreendida.
Ao deixarem o local, os policiais se depararam com o filho do suspeito, que também possuía mandado de prisão em aberto. Ele trafegava por uma estrada de terra em um veículo GM/Caravan e, durante a tentativa de abordagem, sacou uma pistola e disparou contra os policiais, que revidaram.
O suspeito conseguiu fugir, abandonando o veículo nas proximidades de uma fazenda. Os militares o viram entrando em uma área de mata densa, mas não conseguiram localizá-lo.
Uma equipe da Ronda Ostensiva com Cães (ROCCA) realizou buscas no local com o auxílio de um cão farejador, porém sem sucesso.
Não foi possível confirmar se o suspeito foi atingido por disparos.
Segundo informações, o homem que foi morto ao tentar sacar a arma para um policial é suspeito de envolvimento no assassinato de um delegado na cidade de Divinópolis, no mês de setembro de 2004.
Na ocasião, os bandidos teriam invadido uma fazenda e rendido todos que estavam no local.
Segundo a PC, Dorinato Gomes de Oliveira, de 59 anos, e outro comparsa seriam os responsáveis por atirar no delegado. Na época, a quadrilha fugiu levando as armas do policial e um veículo da família.