5 de Março de 2024 às 15:50

Homem de 41 anos natural de Serra do Salitre que está internado no hospital de Patos de Minas precisa de doação de sangue

Guilherme precisa de doações do sangue tipo O+ ou O-, mas ele é O+. Todas as doações são bem-vindas devido ao baixo estoque de sangue.

Foto: Hospital Vale do Araguaia

O senhor Guilherme Henrique Moreira Bergo, 41 anos, está precisando de doação de sangue. Ele mora em Patos de Minas e é natural de Serra do Salitre e encontra-se internado no Hospital Nossa Senhora de Fátima em Patos de Minas.

Guilherme precisa de doações do sangue tipo O+ ou O-, mas ele é O+. Todas as doações são bem-vindas devido ao baixo estoque de sangue.

Os interessados em fazer a doação de sangue podem fazê-lo no Posto Avançado de Coleta Externa (Pace Hemominas "José Novaes") no segundo piso do Pronto Socorro Municipal em Patrocínio.

Basta dizer que quer fazer a doação para Guilherme Henrique Moreira Bergo, e o Hospital onde ele está, no caso o Hospital Nossa Senhora de Fátima em Patos de Minas.

Os dias de doações são na quarta-feira, no caso a próxima data seria dia 06/3. O número para marcar é o da Policlínica (34) 3099-3098, falar com Gabriela Lopes.

Como está no início, o Hemocentro de Patrocínio tem um número exato de bolsas de sangue que podem ser coletadas. Porém, as doações voluntárias ainda não estão sendo feitas por enquanto.

Quem for de Patos de Minas e quiser doar, o local de doação é no Hemocentro de Patos de Minas, avenida Major Gote, 1255, Centro de Patos de Minas.

Em Uberlândia, na avenida Levino de Souza, 1845 - Umuarama, Uberlândia - MG, 38405-322. Telefone: (34) 3088-9200.

Como doar sangue?

As pessoas que tiverem interesse em doar sangue podem realizar seu cadastro no Pace Hemominas, sendo necessário apresentar um documento original e oficial de identidade que contenha foto. Os doadores de 16 e 17 anos precisam apresentar, além do documento original, autorização do responsável legal e fotocópia dos documentos de identidade do responsável.

Requisitos para doação

- Estar em boas condições de saúde;

- Ter entre 16 e 69 anos;

- Pesar mais de 50 quilos;

- Estar descansado;

- Estar alimentado;

- Evitar alimentação gordurosa quatro horas antes da doação;

- Portar documento oficial de identidade com foto;

- Não pode estar usando medicamentos;

- Não pode ter tido hepatite após os 10 anos de idade;

- Não pode ter tido evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como hepatite, B e C, aids, vírus HTLV 1 e 2 e doença de Chagas;

- Não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses;

- Não estar resfriado ou com gripe;

- Não estar grávida ou amamentando;

- Não ter ingerido bebidas alcóolicas nas 12 horas que antecedem a doação;

- Não ter feito uso de drogas ilícitas injetáveis;

- Não ter feito parto normal nos últimos 90 dias ou cesariana nos últimos 180 dias;

- Não ter sido exposto a situações de maior risco para contração de doenças sexualmente transmissíveis;

- Não ter viajado para os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins nos últimos 12 meses.