11 de Outubro de 2024 às 10:03

Homem é preso por desvio de carga de minério avaliada em R$400.000,00

O suspeito foi preso em Divinópolis teria desviado 2 toneladas de Ferronióbio de mineradora de Araçá

Com informações e foto da Polícia Civil

No dia 09/10/2023, a Polícia Civil de Minas Gerais, por intermédio da Delegacia de Combate a Crimes ocorridos na zona rural, pertencente à 2ª DRPC de Araxá, sob a titularidade do Delegado de Polícia Dr. Conrado Costa da Silva, desencadeou a primeira fase da operação policial na cidade de Divinópolis/MG, tendo sucesso  na prisão temporária de um dos investigados, R. R. de A., 47 anos, envolvido no desvio de uma carga de cerca de 2 toneladas de “FERRONIÓBIO”, avaliada em mais de R$400.000,00 (quatrocentos mil reais).

As investigações tiveram início logo após o cometimento do crime. Durante as apurações, a equipe de investigadores desta especializada conseguiu elementos de prova indicando um complexo esquema de desvio de carga, com a atuação de uma organização criminosa especializada nesta modalidade de crime. A ação consiste em “simular” um roubo, com o envolvimento direto do motorista responsável pelo transporte da carga, o qual faz um falso boletim de ocorrência, notificando que foi vítima de roubo para, posteriormente, “desviarem” a carga e revendê-la a receptadores do material.

A carga em questão havia sido carregada em uma mineradora da comarca de Araxá/MG e tinha como destino a cidade de Cariacica, no Espírito Santo.

Com a prisão temporária decretada, as investigações prosseguirão para identificar e desarticular a organização criminosa responsável pelo crime aqui tratado.

Esta primeira prisão foi decretada pelo prazo de 5 dias, podendo ser prorrogada por igual período, a depender da necessidade das investigações e, posteriormente, convertida em prisão preventiva, caso estejam presentes os requisitos legais.