Depois de crimes cibernéticos envolvendo, clonagem de celulares e falsos depósitos, outro golpe tem se tornado mais frequente em Patrocínio. Trata-se de um estelionato aplicado a partir da criação de um falso perfil de WhatsApp, usado para pedir dinheiro a amigos e familiares da vítima.
Embora o modelo de golpe não seja novo, vem fazendo cada vez mais vítimas. Os criminosos entram em contato com amigos e familiares da pessoa, passando-se por ela. Os golpistas após algumas trocas de mensagens, pedem uma transferência bancária. A ajuda financeira é solicitada com histórias fajutas, como a necessidade de pagamento a um fornecedor, após a pessoa já ter excedido o limite de transferências bancárias do dia.
Desta vez em Patrocínio, a Polícia Militar foi acionada nesta quinta-feira (01/07), por um homem, de 39 anos, morador do bairro Marciano Brandão, que relatou que foi vítima de um golpe, contanto que uma pessoa clonou o Whatsapp da esposa de um amigo, através de mensagem de texto pelo aplicativo, teria se passando pela suposta esposa e na ocasião solicitou PIX no valor de R$ 585,00. Ainda segundo a vítima, o golpista pediu para que transferisse mais dinheiro, momento em que desconfiou que teria caído em um golpe.
A Polícia Militar alerta a comunidade sobre medidas de segurança contra clonagens do perfil do whatsapp:
- Proteja suas informações e dados pessoais nas redes sociais, cuidado com e-mail e links suspeitos;
-Ative a confirmação em duas etapas de seu aplicativo Whatsapp;
- Nunca repasse o código de segurança do aplicativo a terceiros;
- Sempre desconfie de solicitações de valores por pessoas de sua rede de contato;
- Caso receba solicitações de depósitos, transferências, pagamentos de boletos, entre em contato imediatamente e avise a pessoa pois ela é vítima da clonagem;
- Tire prints das conversas e determine que a pessoa lhe envie um áudio para explicar melhor a sua solicitação;
- Em caso de dúvidas acione a Polícia Militar.