(Foto Ascom HC) Argh! Chega de notícia ruim!..Luiz Silva Cabral, Assessor de Imprensa do Hospital do Câncer Dr. José Figueiredo, fez circular uma extraordinária notícia para Patrocínio e região: O HC de Patrocínio, fundado pelo valente Dr Ocacyr Siqueira, acaba de ser contemplada com uma Big Carreta para realizar exames preventivos contra o câncer. O custo ficou em torno de 450 mil reais pagos pelo governo de Minas através da Secretaria de Estado da Saúde. O mamógrafo foi importado dos EUA no valor aproximado de 160 mil dólares, doado pela ONG Américas Amigas e o cavalo mecânico doado pelo empresário Constantino de Oliveira, através do grupo Comporte que administra o pool de empresas, entres as quais, as empresas Expressas União e Gol Linhas Aéreas Inteligente ...É uma notícia pra se vibrar muito, pois sabe-se que é alarmante a incidência de diagnóstico de câncer no município. Este trabalho será de suma importancia na reversão deste quadro inquietante.
Segundo o engenheiro mecânico Flavio Francisco Bovo, a carreta segue o modelo padrão desenvolvido pela empresa BARRETOSLAMBOO, tem 15 metros de comprimento por 2,5 de largura dotada de cinco salas. “A sala de mamografia é toda revestida de chumbo além de isolantes térmicos nas paredes e teto, enquanto todas as salas no interior da unidade tem ar condicionado. Os locais onde for funcionar são necessários o ponto de energia elétrica de 220 W trifásico, água e rede de esgoto”, afirmou Bovo.
O engenheiro Flávio Francisco salientou ainda que, a Unidade Móvel tem capacidade para realizar 50 mamografias e cerca de 70 exames de papanicolau por turnos. “Ou seja, tem um custo benefício extremamente positivo, pois supera o volume de exames de um hospital de médio porte com tranquilidade”, argumenta o engenheiro. Para o presidente de honra do Hospital do Câncer Dr. Ocacyr de Siqueira, a conclusão dessa unidade móvel é uma das concretizações dos sonhos idealizados por ele e o Dr. José Figueiredo, que faleceu em 1996. “O mais importante é que com esse equipamento teremos condições de fazermos a prevenção necessária ao câncer, propiciando detectar o problema na fase inicial tanto de mama, colo do útero e próstata e com isso anteciparmos o tratamento necessário, dando maiores chances de vida com qualidade a grande maioria dos pacientes”, afirmou o valente Dr Ocayr Siqueira.
Com esta carreta será realizado, na área rural e municípios vizinhos, exames de mamografia e papanicolau, com objetivo de detecção precoce de câncer de mama e de câncer de colo de útero. Sem dúvida um trabalho que trará melhor qualidade de vida em toda região.
Representantes da diretoria do Hospital do Câncer de Patrocínio “Dr. José Figueiredo”, presidente de honra do hospital Dr. Ocacyr de Siqueira, a superintendente Andreia Ribeiro de Almeida e a coordenadora da unidade móvel enfermeira Ana Paula Ribeiro Machado, foram recentemente a Barretos, São Paulo. Na oportunidade receberam oficialmente a carreta toda equipada para a realização de exames preventivos contra o câncer.
Esta carreta já se encontra na garagem do Expresso União, em Patrocínio, prontinha para o uso. 'Coisa de primeiro mundo!' (Informações: Luiz Silva Cabral|Ascom|HC )