O tratamento para ruptura de ligamento pode variar de acordo com cada situação e indivíduo.
Ligamento Cruzado Posterior: De início, o tratamento para esse tipo de ruptura de ligamento não envolve cirurgia. O especialista, normalmente, recomenda o uso de anti-inflamatórios e repouso para diminuir os sintomas. A maioria tem a liberação para apoiar a perna no chão, mas um auxílio é importante para evitar outros traumas.
Agora, caso o tratamento não tenha efeito, será necessário fazer uma intervenção cirúrgica com o objetivo de evitar que a tíbia se movimente muito sob o fêmur e trazer de volta a função normal do joelho. Para isso, é utilizado um tendão para substituí-lo, sendo feita por meio da videoartroscopia.
Ligamento Cruzado Anterior: Diferente do Ligamento Cruzado Posterior, o LCA geralmente envolve um tratamento cirúrgico. Entretanto, alguns podem ser tratados com anti-inflamatórios ou por meio da fisioterapia, como uma ruptura parcial de ligamento, por exemplo.
Um ponto que deve ser levado em consideração é que, se não houver uma melhora, deve-se recorrer à cirurgia. Ela é bastante parecida com a do ligamento posterior, fazendo uma reconstrução com o uso da tíbia.
O procedimento é feito por videoartroscopia a fim de melhorar o acompanhamento do profissional. A recuperação do pós cirúrgico requer repouso e auxílio de sessões de fisioterapia.
Agende agora sua consulta com o Dr. Eisenhower pelo nosso WhatsApp, redes sociais ou site:
WhatsApp: (34) 99820-9531
Rua Otávio De Brito, 20 São Lucas (34) 3839-5600 - (34) 9 9820 9531