7 de Janeiro de 2022 às 15:49

Hospital MedCenter: Diferença entre a Ressonância Magnética e Tomografia

Rua Otávio De Brito, 20 São Lucas (34) 3839-5600 - (34) 9 9820 9531

 

Capaz de captar imagens dos órgãos internos ou de articulações, o aparelho de tomografia computadorizada usa a radiação ionizante (semelhante à dos exames de Raio X). As imagens recolhidas são geradas a partir das diferentes densidades dos tecidos do corpo humano, distinguindo o que é osso, ar e as partes moles dos órgãos. Logo depois essas imagens são enviadas para um software no computador, proporcionando leitura para o responsável que estiver realizando o exame.

A tomografia geralmente é indicada para analisar tumores, fraturas no crânio ou rosto, acidentes vasculares cerebrais, pedras nos rins, e até mesmo diagnosticar a sinusite. Na hora de examinar o pulmão, por exemplo, a tomografia computadorizada é considerada o procedimento ideal, pois existe uma grande quantidade de ar neste órgão, e ele pode ser melhor visualizado através da tomografia.

A ressonância é um exame que utiliza de radiação eletromagnética para recolher imagens das diversas partes do nosso corpo – e que também serão enviadas para um computador para serem analisadas. A tecnologia aplicada nesse procedimento se baseia na emissão de ondas de rádio e de um alto campo magnético, com elevada potência, que é capaz de identificar os tecidos e ossos, e produzir as imagens.

Normalmente a ressonância magnética é recomendada para a análise do cérebro, da coluna vertebral, e também dos vasos sanguíneos e articulações. A ressonância é vista como a mais indicada quando há necessidade de observar tendões, músculos e diagnosticar problemas no fígado. Também é considerado o exame mais apropriado para avaliar a região pélvica e a mama das mulheres, e a próstata nos homens.

Rua Otávio De Brito, 20 São Lucas (34) 3839-5600 - (34) 9 9820 9531