16 de Outubro de 2021 às 14:36

Hospital MedCenter: Qual a importância da prevenção do câncer de mama?

Rua Otávio De Brito, 20 São Lucas (34) 3839-5600 - (34) 9 9820 9531

A Campanha Outubro Rosa iniciou-se nos EUA como uma campanha de marketing e acabou sendo exportada para vários países por ser uma causa muito relevante para todas as mulheres do mundo.

O objetivo é chamar a atenção das mulheres para a importância da prevenção do câncer de mama, pois esta é uma doença que acomete, aproximadamente, 60.000 mulheres por ano no Brasil, e a taxa de mortalidade gera em torno de 5.000 por ano.

O câncer de mama é uma doença causada por uma série de fatores, não existe uma causa específica nas pacientes em geral, exceto naquelas que possuem mutações genéticas e, nesse caso, elas têm um risco um pouco maior de contrair a doença.

Como toda doença, o câncer de mama possui alguns fatores de risco:

???? Mulheres que começam a menstruar muito cedo e terminam um pouco mais tarde têm um risco maior de serem diagnosticadas com a doença;

???? Mulheres que nunca engravidaram, ou que engravidaram tardiamente, também têm um risco maior;

???? O uso de pílula anticoncepcional também oferece um pouco mais de risco, porém, nada que chegue a ser perigoso a ponto de se proibir o uso;

???? A Terapia de Reposição Hormonal é outro fator que aumenta o risco, porém bem pouco. Geralmente, seu uso não é contraindicado para a maioria das mulheres.

A prevenção é a melhor aliada no combate ao câncer de mama e pode ser feita através de:

???? Alimentação saudável;

???? Prática de atividades físicas regulares;

???? Controle do peso corporal;

???? Autoexame das mamas;

???? Consulta periódica com ginecologista ou mastologista.

Alguns fatores de risco para o câncer de mama não podem ser controlados por nós, como por exemplo, o fator genético e o tempo de vida da menstruação, mas aqueles que dependem, devem ser realizados como forma de prevenção.

Saiba mais sobre esse assunto no vídeo da nossa ginecologista, Dra. Marcela Rosa, em nosso canal do Youtube e redes sociais.