20 de Novembro de 2020 às 11:18

Hospital MedCenter: Saiba mais sobre o Novembro Azul e Câncer de Próstata

Rua Otávio De Brito, 20 São Lucas (34) 3839-5600 - (34) 9 9820 9531

Novembro Azul e Câncer de Próstata

O que é o Novembro Azul e qual sua importância?

A campanha Novembro Azul é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Urologia, que tem como objetivo alertar e conscientizar os homens sobre a importância da prevenção precoce do câncer de próstata. 

O homem não tem o hábito de realizar exames de rotina, por se considerar o provedor e, na maioria das vezes, invencível, sendo assim, tem dificuldades de buscar ajuda médica ou realizar exames de prevenção. Por isso, a campanha Novembro Azul é tão importante, pois através dela o homem começa a mudar essa crença e cuidar melhor da sua saúde.

Como é feita a prevenção? 

A prevenção ao câncer de próstata, assim como qualquer outro câncer, começa na mudança de paradigmas de vida como, por exemplo, a prática de atividades físicas regulares, ter uma alimentação saudável, diminuir o stress, realizar uma consulta com o urologista anualmente, dentre outras formas de ter um melhor estilo de vida. 

A prevenção ao câncer de próstata é essencial para um diagnóstico precoce e uma maior probabilidade de cura da doença. 

Quais são os fatores de risco para o desenvolvimento do Câncer de Próstata?

Para evitar ou saber se você está mais propenso a desenvolver o Câncer de Próstata, ou não é necessário ficar atento a alguns fatores de risco tais como:

Obesidade – o excesso de gordura corporal aumenta as chances de desenvolver o câncer de próstata;

Histórico familiar – quando se tem alguém da família que teve o câncer de próstata as chances de obtê-lo são quatro vezes maiores, do que em outras pessoas;

Alimentação muito rica em gordura animal – o hábito de se alimentar diariamente e em grande quantidade de produtos defumados, embutidos e gordurosos, aumentam as chances de desenvolver a doença.

Fatores raciais – algumas raças são mais suscetíveis ao câncer de próstata, como, por exemplo, os caucasianos, que são descendentes europeus. Já os japoneses possuem uma probabilidade menor de desenvolver a doença.

Caso se identifique com algum desses fatores é recomendado consultar um urologista para uma avaliação mais específica e a prevenção ao câncer de próstata. 

Quais são os sintomas do Câncer de Próstata?

O câncer de próstata é uma doença assintomática em sua fase inicial, ou seja, quando os sintomas aparecem estão indicando que o câncer já está em uma fase muito avançada e não é mais possível obter a cura. 

Os sintomas que indicam que o câncer já está muito avançado são:

Dor óssea;

Dificuldade para urinar e presença de sangue na urina.

A única forma de combater o câncer de próstata é através da prevenção, por isso, é importante realizar anualmente, ou sempre que necessário, uma consulta com o urologista para serem feitos os exames preventivos ou iniciar o tratamento da doença, quanto antes e com isso aumentar as chances de cura. 

 


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!