6 de Janeiro de 2024 às 13:18

Idoso sonha com mina de ouro e morre ao cair em escavação de poço profundo em sua residência

Escavação foi feita no piso da cozinha da residência

Com informações e fotos do Corpo de Bombeiros

IPATINGA (MG) - Os militares do Corpo de Bombeiros foram acionados na tarde de quinta-feira, 4/1/24, por volta das 13h35min, para uma ocorrência de salvamento na rua Bical, Bairro Betânia em Ipatinga.

Segundo relatos de testemunhas, a vítima teve em um sonho a “revelação” de que haveria ouro debaixo de sua casa

Após tal sonho a aproximadamente 4 meses atrás, o idoso iniciou a escavação de um buraco com cerca de 90 cm de diâmetro e, pelo menos, 40 metros de profundidade.

Não foi informado quanto tempo durou todo o processo, nem como articulou a complexa escavação de garimpo.

Foi relatado também à equipe que, no sonho, o morador teve a orientação sobre a intervenção ser naquele exato ponto da residência (no piso da cozinha).

Ao sair do buraco no início da tarde de quinta-feira 4/1/24, teria escorregado do acento de acesso (tipo balanço de criança), vindo a sofrer a queda até o fundo do poço. Ele estava trabalhando na retirada de água e lama.

Com uso de EPIs apropriados para o acesso seguro do militar que realizaria descida, além de um cilindro de oxigênio em função de possíveis riscos respiratórios, a guarnição efetuou a retirada do corpo da vítima.

Ele apresentava poli traumatismo, fraturas expostas nas duas pernas, fratura de quadril, laceração do abdômen e tronco, TCE grave, escoriações generalizadas, já sem sinais de vida.

Vizinhos informaram aos bombeiros que o morador teria contado com a ajuda de conhecidos e amigos na empreitada da escavação, mas não souberam dizer sobre assessoramento profissional.

E que o idoso já teria experiência em cavar poços, mas não há como confirmar.

Nas imagens, é possível visualizar equipamentos profissionais, mas estruturas de acesso bastante precárias, sem nenhuma segurança; o que poderia levar à inferência de que ele adquiriu o equipamento, mas não se sabe se teve também apoio especializado.

A perícia da Polícia Civil e o serviço funerário compareceram no local.