2 de Setembro de 2020 às 09:35

Idosos caem no golpe do falso funcionário do banco e entregam cartão e senhas a golpistas

Em Monte Carmelo e região vários casos registrados

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MONTE CARMELO (MG) – No dia 31/08, a Polícia Militar foi informada que na última sexta feira, 28/08/2020, da ocorrência de dois fatos semelhantes, relativos a um tipo de golpe que vem sendo frequente, praticado principalmente contra idosos, em que o estelionatário se passa por funcionário da agência bancária, ou da operadora de cartão de crédito.

Segundo a PM o autor liga para a vítima relatando que seu cartão bancário foi clonado, pois foi registrado compras a vítima não reconhece. A partir de então a vítima é convencida pelo falso funcionário a repassar sua senha e cartão bancário à quadrilha. Os autores se identificam com nomes falsos e buscam o cartão e os dados na casa das vítimas, muitas das vezes indo inclusive até a residência. Os estelionatários com cartão e senha realizam diversas compras com o cartão.

No primeiro fato, a vítima foi uma senhora de 78 anos, que repassou o cartão e senha ao desconhecido.

No segundo, vítimas são um casal de idosos 83 e 75 anos, que também repassaram o cartão bancário e senha ao bandido.

Ambos os fatos o autor era jovem, magro, pardo, cabelo curto, estatura mediana, camisa escura, sem maiores dados. 

A Polícia Militar segue em rastreamentos para localizar e prender os autores.

A Polícia Militar alerta a comunidade a ter cuidados e se manter segura contra golpes aplicados obtendo informações de cartões bancários

- Cuidado com ligações e contatos de estranhos, não repasse de forma alguns dados pessoais e bancários a ninguém, mesmo se a pessoa afirmar que é do banco ou da operadora de cartão;

- Cuidado também com o repasse de informações via e-mail;

- O cartão de crédito é de uso pessoal, não empreste o cartão a terceiros;

- Nunca entregue seus os cartões a ninguém, os bancos ou operadoras não tomam os cartões dos clientes, mesmo se constatar que o cartão foi clonado;

- Nunca guarde a senha anotada junto com o cartão;

- Troque a senha do cartão periodicamente;

- Desconfie de ligações e contatos de pessoas solicitando informações como número de cartões e de senhas, os bancos não fazem contanto com os clientes solicitando essas informações;

- Em caso de constatação que o cartão foi clonado, faça o bloqueio do cartão através dos serviços de atendimento ao cliente dos bancos e procure a Polícia Militar para o registro da ocorrência;

Em casos suspeitos acione a Polícia Militar via 190 ou faça denúncias através do DDU 181

Fonte: ASCOM 46º BPM foto: Divulgação.

 


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