15 de Outubro de 2021 às 15:18

IFTM publicou edital de seu processo seletivo para cursos técnicos de nível médio

São ofertadas 1843 vagas em diversos cursos, sendo 120 vagas dos Cursos Técnicos para o Campus Patrocínio e 90 para o Polo Ibiá; Pós graduação: 30 vagas

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) publicou edital de seu processo seletivo para cursos técnicos de nível médio para início no primeiro semestre de 2022. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela Internet, por meio da página de Ingresso da instituição, de 25 de outubro a 25 de novembro.

São ofertadas 1843 vagas em diversos cursos, nas modalidades Integrado ou Concomitante ao Ensino Médio, distribuídas entre os nove campi e dois polos da instituição. Do total geral de vagas, o IFTM disponibiliza 60% para vagas reservadas, 35% para ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência.

Cursos técnicos: 120 vagas para o Campus Patrocínio e 90 para o Polo Ibiá; Pós graduação: 30 vagas

Em virtude da pandemia da Covid-19, a forma de seleção ainda acontece por meio de análise do histórico escolar, através da média das notas do 7º ano do ensino fundamental nas disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências. Para o cálculo desta média, soma-se as notas obtidas nas referidas disciplinas e divide-se por 5. A classificação será feita pela ordem decrescente da média obtida pelo candidato, observando-se o número de vagas do quadro de distribuição de vagas e grupos de concorrência.

A taxa de inscrição no processo seletivo é de R$30,00 (trinta reais), mas quem não puder arcar com esse valor pode solicitar sua isenção caso se enquadre nos requisitos do Programa de Isenção da Taxa de Inscrição e, para isso, deve ler com atenção as orientações do edital.

Para validar a inscrição, o candidato necessita enviar, até o dia 25 de novembro, os documentos exigidos no sistema de inscrições: Documento oficial com foto; Histórico escolar do ensino fundamental (cópia legível) ou declaração contendo as disciplinas e a média das notas obtidas pelo estudante no 7º ano do ensino fundamental ou, ainda, boletim de notas do 7º ano com carimbo e assinatura do responsável da escola. O candidato deve verificar o preenchimento correto dos dados informados no formulário de inscrição para não ser desclassificado

Os candidatos aprovados nas vagas reservadas ou nas vagas para pessoas com deficiência devem comprovar essa condição no ato da matrícula e os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas passarão por banca de heteroidentificação para constatação da veracidade da autodeclaração.

O resultado preliminar estará disponível na página de Ingresso do IFTM no dia 04 de janeiro de 2022 e o resultado final, no dia 10 de janeiro.

Edital, Manual do Candidato e mais informações na página de Ingresso do IFTM. https://iftm.edu.br/ingresso/.

Confira ainda, no canal do IFTM no YouTube, vídeos explicativos sobre grupos de concorrência e ações afirmativas, além de lives de apresentação de diversos cursos ofertados pela instituição.