Como parte da programação da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de Patrocínio, aconteceu nesta quarta-feira (15), a mostra de produtos científicos e feira de produtos, no Campus do IFTM de Patrocínio.
A atividade tem como objetivo oportunizar a divulgação dos produtos, processos e serviços desenvolvidos pelos estudantes do IFTM, em diferentes áreas do conhecimento.
As alunas do ensino médio integrado ao curso de eletrônica, Isadora Fátima Felipe, Jadie Letícia Cortes Ferreira e Judie Lorena Cortes Ferreira desenvolveram um projeto batizado de Conecte para auxiliar educadores no processo de aprendizagem de números, línguas e português para as crianças em fase de alfabetização. As alunas revelaram que a experiência de participar de um evento como a Semana é valiosa. “Temos a oportunidade de colocar em prática o que aprendemos em sala, além de trocar experiências e conhes colegas”, disse a estudante Isadora.
As irmãs Jadie e Judie têm participado de várias atividades do evento. “É a primeira vez que participamos de algo desse tipo. Tudo isso é muito importante para o nosso crescimento profissional”.
Os vários trabalhos expostos demonstraram como a tecnologia pode ser utilizada de forma sustentável e contribuir com o processo educacional.
Na mostra e feira de produtos, o público conheceu 14 trabalhos inscritos que concorrem ao prêmio de R$ 300,00.
De acordo com a coordenadora de extensão do IFTM, Valeska Soares Souza, os trabalhos expostos foram elogiados pelos visitantes, inclusive um aluno doutorando da UFU.cimentos com outro .
A criatividade, originalidade, inovação, empreendedorismo e a tecnologia a favor do desenvolvimento social, econômico e humano. “Tivemos um trabalho de um aluno do IFTM que será patenteado”, revelou a coordenadora sem ainda poder divulgar o nome do estudante, tampouco do trabalho desenvolvido.
Os três melhores produtos serão premiados no encerramento da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação na noite desta sexta-feira (17), a partir das 21h, no campus do IFTM/Patrocínio.
Uaitec
Integrando a programação da Semana, a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) ofereceu videoconferências sobre pesquisa e inovação, energias renováveis e palestra sobre empreendedorismo.
egundo o assessor de gestão para inovação do Governo Municipal, José Batista Neto, as atividades foram ricas e produtivas. “Além de ser mais um espaço físico para o debate do tema, a Uaitec disponibilizou todo o Know How da Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior – SECTES e dos parceiros para os participantes da Semana”, disse.