Com informações do Inep/MEC SEE/MG / Divulgação
Quem não conseguiu concluir os ensinos fundamental ou médio na idade adequada poderá participar da edição de 2022 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As inscrições começam em 24/5 e vão até 4/6. Todas as informações estão no edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no Diário Oficial da União.
As provas para a conclusão do ensino fundamental e médio serão aplicadas em 28/8 em todo o Brasil. As cidades de aplicação do Encceja 2022 serão disponibilizadas no sistema do exame e no portal do Inep. As solicitações de atendimento especializado e tratamento pelo nome social também devem ser feitas entre 24/5 e 4/6/2022.
O exame visa medir as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio no tempo habitual. A participação no Encceja Nacional 2022 é voluntária e gratuita para pessoas que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.
Novidades na justificativa de ausência
Neste ano, não será necessário justificar a ausência para quem se inscreveu e faltou ao Encceja 2020. Também não será necessário o pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes no ano passado que vão fazer as provas novamente. Segundo o Inep, a medida foi tomada tendo em vista o contexto da pandemia que envolveu a realização da última edição.
Porém, o participante que não comparecer à aplicação de todas as áreas do conhecimento em que se inscrever para o Encceja 2022 deverá justificar a ausência, se quiser fazer nova inscrição na próxima edição do exame.