11 de Março de 2014 às 21:39

Iniciada vacinação das meninas de 11 a 13 anos contra o papiloma vírus humano (HPV)

A vacina visa garantir a proteção das crianças contra o câncer do colo de útero

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação das meninas de 11 a 13 anos contra o papiloma vírus humano (HPV). As equipes de técnicas e enfermeiras estão percorrendo todas as escolas (públicas e privadas) tanto da área urbana quanto rural garantindo que nenhuma criança fique de fora desta Campanha.

A vacina faz parte do calendário regular de imunização do Ministério da Saúde e que nesta primeira etapa serão vacinadas somente meninas de 11 aos 13 anos.

Para garantir a proteção das crianças contra o câncer do colo de útero – provocado pelo vírus HPV -, elas devem receber três doses da vacina. A primeira que já está sendo realizada nas escolas, a segunda dose que deve ser tomada seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos após a primeira. As duas últimas doses da vacina serão ministradas nos postos de saúde. Todas as Unidades Básicas de Saúde e a Policlínica estão realizando a vacinação.

As colegas do 6º ano da escola Ormy Araújo, Franciele Dias, Tayná Mirian, Ana Paula pereira e Maria Eduarda Rodrigues tomaram a vacina nesta terça-feira (11) conscientes da importância de prevenir contra o câncer.

“Tivemos uma reunião com a presença dos nossos pais e recebemos todas as explicações necessárias. Achava que iria doer, mas foi tranqüilo”, revelou a estudante Franciele.

As amigas concordam que, quando o assunto é cuidar da saúde, sempre é bom tomar cuidado. “A vacina é muito importante. Quanto antes pudermos nos prevenir de uma doença tão grave quanto o câncer, melhor é”, afirmou Ana Paula.