Na última sexta-feira (17), a central de recebimento de embalagens vazias do INPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) de Patrocínio, coordenada pela Expocaccer, comemorou mais um Dia Nacional do Campo Limpo. A celebração foi promovida em parceria com a EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e as Secretarias Municipais de Educação e de Segurança, Trânsito e Transporte.
O Dia Nacional do Campo Limpo é comemorado anualmente no dia 18 de agosto. A data integra o Calendário Nacional desde 2008, e foi criada pelo INPEV com o objetivo de reconhecer a participação dos diferentes agentes – agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e poder público – da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e celebrar os resultados alcançados com a atuação conjunta.
O objetivo da celebração do Dia Nacional do Campo Limpo é apresentar informações sobre o funcionamento da central e seu papel no Sistema Campo Limpo, promover a conscientização ambiental e estimular a comunidade local a refletir sobre a importância da conservação do meio ambiente e o papel que podem desempenhar nesse esforço.
O evento comemorativo foi realizado na tarde de sexta-feira e contou com a presença de alunos do ensino fundamental de três escolas da região: Escola Municipal Maria Isabel Queiroz Alves (Caic), Escola Municipal Joaquim Martins e Escola Municipal João Batista Romão. No total, cerca de 250 alunos participaram da comemoração.
Além de práticas de conscientização, o evento também contou com diversas atividades recreativas. Pula-pula, pebolim, cachorro quente, pipoca e algodão doce garantiram o lazer das crianças.
Joel de Souza Borges Moreira, coordenador da central, ressalta a importância do trabalho realizado em Patrocínio. “O trabalho realizado pelo INPEV, juntamente com a Expocaccer, é muito importante, porque contribui diretamente com o meio ambiente dentro da área principal do nosso município que é o agronegócio. Patrocínio tem se destacado grandemente no recebimento de embalagens vazias, nos últimos cinco anos, nós temos recebido anualmente mais de 700 mil quilos de embalagens de defensivos agrícolas. Há alguns anos atrás, essas embalagens eram vendidas para qualquer reciclador da cidade ou região, hoje o INPEV dá a destinação correta para essas embalagens.”
As embalagens vazias recebidas pela central passam por uma triagem e, em seguida, são devidamente destinadas para reciclagem ou, quando os materiais não podem ser reaproveitados, são destinadas para incineração.
Comunicação Expocaccer fotos: Patrocínio Online
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!