Serão selecionadas 12 cenas curtas e quatro oficinas | Foto: Thaneressa Lima
A Escola Livre do Grupontapé e o Grupontapé, cia. teatral do interior de Minas Gerais, adiou as inscrições para o 10º Festival de Cenas Curtas de Uberlândia. A comunidade artística de Uberlândia-MG e também de todo o território nacional pode enviar propostas de apresentações cênicas e/ou de oficinas para a seleção. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 24 deste mês, por meio do formulário online.
Depois de realizar oito edições presenciais, o festival, na 9ª edição, foi obrigado a render-se ao modelo virtual devido à pandemia de Covid-19. E, neste momento de pós-pandemia, o evento volta a ser presencial, contemplando também atividades on-line como forma de ampliar o acesso do público.
Categorias e premiação
O festival receberá propostas nas categorias “Cenas Curtas” e “Oficinas”, que devem ser enviadas obedecendo as regras do edital e as informações apontadas no formulário de inscrição.
Serão selecionadas 12 cenas curtas (duração máxima de 15 minutos) e quatro oficinas (duração mínima de 3 horas), sendo que pelo menos uma oficina deverá ser no formato on-line. Cada projeto selecionado, nas duas modalidades, receberá um cachê no valor de R$2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).
Atividades
As atividades do festival serão realizadas entre os dias 24 e 30 de abril deste ano. A programação contempla: nos dias 12 e 13, uma palestra com o tema “Por dentro das artes cênicas” para alunos da rede pública de ensino; nos dias 24 a 26, a realização das oficinas; no dia 26, uma ação de intercâmbio com bate-papo entre os selecionados, ainda uma live sobre produção cultural no pós-pandemia; e as apresentações das cenas serão realizadas nos dias 27 a 30.
Todas as atividades serão promovidas na Escola Livre do Grupontapé, localizada na rua Tupaciguara, 471, no bairro Aparecida e na página do Grupontapé no YouTube. Os horários serão divulgados posteriormente, bem como o local para a retirada dos ingressos.
Participação do público
O festival é realizado pela Escola Livre do Grupontapé e pelo Grupontapé, por meio do incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura e PMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia-MG, e conta com o patrocínio de diversas empresas parceiras da companhia de teatro. Todas as atividades serão oferecidas gratuitamente para o público.
Curadoria
Para a coordenadora do evento, Kátia Bizinotto, a expectativa para a 10ª edição do festival, que já se tornou tradicional na cena cultural de Minas Gerais, é muito positiva e o pensamento curatorial desta edição está conectado com a atualidade. “Com isso esperamos provocar os artistas a participarem desta 10ª edição do Festival de Cenas Curtas de Uberlândia, trazendo para a cena suas reflexões e inquietações e juntos fortalecermos esse espaço que valoriza o artista, a criação, o experimento, a pesquisa, o processo e o público”.
Segundo Katia Lou, que assina a curadoria do evento, o momento é oportuno para essas reflexões. “Vivemos num mundo de constantes mudanças em todos os aspectos que nos trazem ansiedade e insegurança e depois do que passamos com a pandemia de Covid-19, é impossível não considerar esse passado recente para pensar sobre o futuro das artes cênicas, em especial o teatro”, finaliza.