No último sábado, dia 30/11, a Loja Maçônica Luz e Humanidade comemorou 100 anos. Essa instituição foi fundada na cidade de Patrocínio em 24/12/1924 e desde então funciona ininterruptamente.
Seus membros fundadores foram César Augusto Babo, José Felipe de Paiva Lyra, Otavio Alves de Brito, Dr. Silvestre Moreira, Antônio Silvestre de Novais, Totonho Novais, Cristiano da Silva Leão, Amir Rangel, João Antônio Ferreira, Osório Lino Marra, Augusto Gomes de Carvalho, José Lopes Sejópoles Aristides Amaral, Odettes Amaral e Odilon Amaral.
Trata-se da instituição filantrópica mais antiga de nossa cidade, e desde 1924 atua na formação e na capacitação de homens justos para o bem da sociedade.
A Loja Maçônica Luz e Humanidade, através dos seus membros, sempre esteve à frente dos maiores e mais importantes feitos históricos de nossa cidade, sendo eles: Fundação da Santa Casa de Misericórdia; Fundação do Instituto Bíblico Eduardo Lane; Fundação da Rádio Difusora de Patrocínio; Construção da Vila Jesus de Nazaré;Construção da Vila Maçônica Luz e Humanidade; Fundação do Colégio Professor Olímpio dos Santos; Criação da Associação Comercial Industrial; Criação do Jornal A Gazeta de Patrocínio. Também participou ativamente no meio político-social, com seus irmãos ocupando importantes cargos federal, estadual, municipal e de representação político-partidária, apesar de não se prender ou de se manifestar a favor de nenhum partido político.
Essa Loja Maçônica atua em campanhas beneficentes e mantém na cidade a Vila Maçônica Luz e Humanidade, que dá em comodato residências que abrigam idosos a partir de 60 anos que não querem, ou não podem morar com a família.
Foi uma noite memorável de festa e homenagens, quando foram homenageadas diversas pessoas que participaram ativamente na história da instituição e de nosso município.
Homenageou-se a Loja Maçônica Ciência e Virtude que funciona na cidade de Formiga desde 1921 e foi a Loja Maçônica que fundou a Loja Maçônica Luz e Humanidade em 1924.
Também foram lembrados os 469 homens que fizeram e ainda fazem parte dos quadros dessa Loja Maçônica, representados por seus 45 Veneráveis-Mestres, sendo que aqueles ainda vivos receberam uma Moção de Reconhecimento.
Receberam ainda as devidas homenagens: a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul Clube das Acácias, instituição paramaçônica formada pelas esposas, viúvas e filhas de maçons, responsáveis por todas as atividades de filantropia da instituição; a APJ (Ação Paramaçônica Juvenil) que congrega filhos e filhas de maçons ou outros jovens de bons costumes, de idade entre 7 e 20 anos, com proposito de construir uma alternativa de vida social, sob os influxos da moral e dos bons costumes; o Capítulo da Tríplice Aliança de Patrocínio da Ordem de Demolay, formado por jovens do sexo masculino, entre 12 e 21 anos de idade, que recebem lições para tornarem-se bons cidadãos, que respeitam as leis e que convivem em harmonia com a sociedade; e o BethelGirassois de Patrocínio da Ordem Internacional das Filhas de Jó, formado por jovens mulheres entre 10 e 20 anos incompletos, visando aperfeiçoamento do caráter dessas jovens.
Foi entregue também uma Moção de Reconhecimento ao Irmão José Humberto Lemos, que recebeu o título de EMBAIXADOR, pois já participou de mais de 1000 reuniões maçônicas em mais de 160 Lojas Maçônicas diferentes em todo o Brasil.
Foi instituída e entregue a MOÇÃO IRMÃO EPAMINONDAS SANTANA a seis personalidades de destaque na sociedade patrocinense e na Maçonaria, sendo elas: Maurício de Carvalho Brandão, Maria Ferreira Côrtes, Mário Ferreira Borges, Kazuyoshi Tamehiro, Maurício da Cunha, Marly Fátima de Souza Ávila.
Por fim, foi cerrada uma CÁPSULA DO TEMPO onde foram guardadas diversas recordações a respeito da comemoração do centenário, inclusive mensagens e fotografias dos convidados. A previsão é abrir essa cápsula do tempo daqui 25 anos, no ano de 2049.
A noite terminou com o show musical.
Sigam o perfil da Loja Maçônica Luz e Humanidade nas redes sociais (@luzehumanidade1009) e acompanhe o trabalho dessa instituição.