24 de Abril de 2024 às 11:11

Instituto de Prevenção Júlia do Prado é inaugurado junto ao Hospital do Câncer em Patrocínio

Já a obra do Hospital do Câncer Dr. José Figueiredo, que será a unidade de TRATAMENTO DE CÂNCER, continua em andamento e segue precisando do apoio da comunidade de toda região

Em um dia de grande emoção, foi inaugurado na manhã deste domingo (21/04), no bairro Enéas Aguiar, em Patrocínio/MG, o Instituto de Prevenção Júlia do Prado, primeira unidade do Hospital de Amor de Barretos/SP (HA) em Minas Gerais, voltado para a prevenção gratuita do câncer de mama e câncer de colo de útero.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Trata-se de um marco para a saúde mineira e que faz jus à memória dos idealizadores do Hospital do Câncer de Patrocínio (HC), Dr. José Figueiredo e Dr. Ocacyr de Siqueira, médicos que na década de 1990 tiveram o sonho de cuidar gratuitamente do câncer em Patrocínio. Esse sonho ganhou apoio dos primeiros associados do hospital, da família Aguiar Cardoso Naves (que doou o terreno) e do Sr. Nenê Constantino e família. De lá para cá, centenas de pessoas contribuíram até a chegada desse momento histórico.

Construída através da parceria entre o HA e o HC Patrocínio, a obra contou com recursos para construção e aquisição dos equipamentos obtidos pelo deputado federal Weliton Prado, que conduziu a solenidade de inauguração.

Além dele, participaram o presidente do HA, Henrique Prata, o presidente do HC Patrocínio, Thiago Miranda de Oliveira, o prefeito Deiró Marra, o deputado estadual Elismar Prado, o presidente da Câmara Municipal, Leandro Caixeta, o vereador Thiago Malagoli e o juiz de direito Dr. Walney Alves Diniz, além da superintendente do HC, Andreia Ribeiro de Almeida, da coordenadora do instituto, Ana Paula Ribeiro, de diretores e funcionários do hospital, representantes de instituições, parceiros, imprensa e centenas convidados de Patrocínio e região.

“Hoje é um dia muito feliz e estou muito emocionado, porque é um momento histórico para Patrocínio e toda região. Estou muito orgulhoso e é a primeira de muitas inaugurações que virão, de etapas que iremos construindo e inaugurando. Temos um Plano Diretor e essa é a primeira de várias etapas”, disse Thiago Miranda.

“É uma semente que vai germinar para todo estado ao oferecer chance de cura para o câncer de mama e câncer de colo de útero. Quanto ao Weliton Prado, é uma sumidade. É o primeiro homem a ter coragem de colocar 100% das emendas dele pelo câncer. Todos os mineiros deveriam ter muito orgulho dele”, comentou Henrique.

O Presidente do da Fundação mantenedora do Hospital do Amor, criticou também o governo de Minas, que envia 12 mil pacientes por ano a Barretos e não tem contribuído com nenhum valor. O Prefeito Deiro Marra também fez a mesma observação.

“Fico muito feliz. Foi 100% construído e equipado com emendas de minha autoria e, enquanto eu estiver na vida pública, é meu compromisso garantir o custeio desse instituto”, garante Weliton.

A Prefeitura de Patrocínio também é outra grande parceira da obra, tendo sido responsável pela terraplanagem, disponibilizando mais de 4 mil caminhões de terra, além da construção da avenida de acesso. “É de grande importância essa inauguração que é o pontapé inicial, o Instituto de Prevenção, mas lembrar que a cereja do bolo é a obra do Hospital do Câncer que nós ainda estamos imbuídos nela, participando firmes”, disse o prefeito Deiró.

A unidade inaugurada é exclusiva para a prevenção e já está atendendo — o telefone é o (34) 3469-7880.

Já a obra do Hospital do Câncer Dr. José Figueiredo, que será a unidade de TRATAMENTO DE CÂNCER, continua em andamento e segue precisando do apoio da comunidade de toda região, inclusive para ser feita a mudança da sede atual, na Santa Casa de Patrocínio, para esta nova, o quanto antes.