Com informações da Polícia Militar Dicas de Segurança Digio Blog
A Polícia Militar de Irai de Minas registrou uma ocorrência na manhã de sábado, 1/6, após um jovem de 22 anos, que foi furtado nas dependências de um hospital na cidade de Patrocínio.
Segundo informações da PM, o jovem informou que sua esposa está internada na UTI, onde por volta das 10h00min, antes de entrar no local, deixou no porta-objeto, uma carteira de cor rosa, contendo documentos e 02 cartões de créditos.
Após o terminar o horário de visita, a vítima ao buscar seus objetos, não encontrou a carteira da sua esposa. A vítima aguardou até às 14h00min, mas a carteira não foi localizada.
O jovem ao chegar em sua residência na cidade de Iraí de Minas, recebeu notificações do aplicativo, informando que foram realizadas compras no cartão crédito.
A Polícia Militar segue em diligências para tentar localizar e prender o autor e recuperar os cartões que foram furtados.
O que fazer em caso de perda ou roubo do cartão de crédito?
Em muitos casos, a primeira reação da pessoa ao descobrir que não está com seu cartão é se desesperar. Mas tenha sempre em mente que essa reação não vai te ajudar a resolver a situação.
E para te ajudar, preparamos uma lista com todos os passos que você deve seguir ao perceber que perdeu ou teve seu cartão furtado.
Entre em contato com a instituição financeira
O primeiro passo é sempre entrar em contato com a instituição emissora do seu cartão para informar o ocorrido e solicitar o bloqueio imediato do cartão.
Isso fará com que o cartão perca a sua utilidade e caso alguém vá utilizá-lo a transação não será efetuada. Dessa forma, você protege o seu dinheiro e não permite que sejam realizadas compras fraudulentas.
Um jeito mais fácil e rápido de informar sobre o ocorrido é por meio do aplicativo do seu cartão. Na maioria dos casos, lá você pode encontrar um local onde é possível informá-los imediatamente ao descobrir que não está mais com o seu cartão.
Caso queira entrar em contato com a Central de Atendimento, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) possui uma lista com o contato de todos os bancos para você encontrar o telefone que precisa.
Tenha uma confirmação do bloqueio
Caso você tenha ligado na Central de Atendimento para solicitar o bloqueio, anote o protocolo de atendimento, a hora do contato e o nome do atendente. Porém, se realizou o processo online, garanta que tenha chegado alguma comunicação sobre esse procedimento no seu e-mail. Caso contrário, entre em contato com a Central para se certificar de que o bloqueio realmente aconteceu.
Ter essa comprovação em mãos é uma segurança a mais para evitar dores de cabeça, como cancelamento de compras ou reembolsos em caso de cobranças indevidas no seu cartão de crédito perdido ou roubado.
Solicite um novo cartão
Em alguns casos, ao solicitar o bloqueio do cartão perdido ou furtado, a instituição financeira já faz a solicitação de um novo de forma automática. Contudo, em outros casos é necessário realizar esse pedido.
Por isso, o ideal é se certificar com a empresa emissora qual é o procedimento a ser tomado para que você possa receber um novo cartão. Além disso, para receber a 2ª via do cartão, as administradoras podem cobrar taxas para essa emissão. Para saber qual é esse valor, entre em contato com a instituição financeira emissora do seu cartão.
Faça um boletim de ocorrência
Outra etapa importante, que muitas vezes é negligenciada, é a realização de um Boletim de Ocorrência (BO) junto à Delegacia de Polícia. Depois, o titular deve enviar a cópia desse Boletim para a instituição financeira emissora do cartão, para o SPC e para o Serasa para informar a situação.
Essa é uma medida de segurança para garantir que nenhuma compra após a comunicação do titular seja cobrada dele, já que ele fica isento de responsabilidade de qualquer operação e valor que possam ser realizados depois desse momento.
Lembrando que em casos de roubo o BO deve ser realizado presencialmente na Delegacia de Polícia, já em casos de furto, você pode fazer o registro de forma online.
Confirme suas compras
Certifique-se de que não foi feita nenhuma compra indevida com o seu cartão. Para isso, analise cuidadosamente sua fatura e entre em contato com a instituição emissora caso encontre alguma transação que não foi feita por você.
Perdi ou roubaram meu cartão Digio. E agora?
Como vimos anteriormente, o primeiro passo é entrar em contato conosco para realizar o bloqueio do seu cartão e solicitar um novo.
Para isso, siga o passo a passo abaixo em nosso aplicativo:
Acesse o Menu (três risquinhos no canto direito do rodapé);
Vá em Perda/Roubo;
Escolha entre “Perdi meu cartão” ou “Fui roubado”.
Após concluir essas etapas, o seu cartão Digio será imediatamente cancelado e um novo cartão será enviado para o endereço cadastrado.
E caso precise alterar o seu endereço de entrega, atualize os seus dados cadastrais em Menu > Perfil.
Qual a responsabilidade do titular e da instituição financeira nesses casos?
Em casos de roubo, furto ou perda do cartão de crédito, é dever do titular informar a instituição emissora o mais rápido possível para que seja realizado o bloqueio do cartão.
Caso haja alguma compra indevida no cartão após a solicitação de bloqueio, a instituição emissora é totalmente responsável pelo prejuízo, pois já havia sido informada sobre o ocorrido.
Porém, caso exista alguma compra anterior à solicitação de bloqueio, poderá ser feita uma investigação sobre o que pode ter acontecido, acarretando no estorno do valor, caso seja comprovada a fraude. Entretanto, se as compras foram feitas com o uso de senha, a investigação pode apontar a culpa para o titular do cartão, por ter compartilhado de alguma forma a sua senha.
Por isso, para que o usuário possa se proteger de todas as formas, é importante que o contato com a instituição emissora seja feito o mais rápido possível, além de guardar consigo documentos e informações que comprovem a solicitação.
Dicas para proteger seu cartão de crédito
Agora que você já sabe quais medidas tomar em caso de perda ou furto do seu cartão de crédito, é importante também saber como se prevenir de passar por uma situação como essas.
Confira a lista de dicas de segurança que preparamos para você ter mais segurança no seu dia a dia:
Não anote a senha junto com o cartão
Jamais deixe a sua senha em papéis junto ao cartão ou em algum local de fácil localização, como carteira, agenda ou até mesmo colado no próprio cartão. Em caso de roubo ou furto, isso pode facilitar o uso indevido do cartão.
Cuidado ao guardar o cartão
Muitas pessoas têm o costume de guardar o cartão no bolso da calça, solto na bolsa ou até mesmo na capinha do celular. Contudo, essas atitudes facilitam tanto o furto do cartão como a perda do objeto.
O ideal é que você sempre guarde seu cartão de crédito em segurança na carteira. Porém, lembre-se de guardar a sua carteira em um local seguro! Caso contrário, além de correr o risco de perder o cartão, você ainda pode perder documentos e dinheiro em espécie.
Utilize um cartão virtual
Diversas empresas oferecem a opção de utilizar um cartão virtual para realizar suas compras. Esse tipo de cartão traz muito mais segurança para as compras online e também em lojas físicas, já que podem ser adicionados à carteira virtual do seu smartphone e serem utilizados em qualquer maquininha de cartão que aceite pagamento por aproximação.
Desta forma, você não precisa andar por aí com o seu cartão físico, mantendo-o em segurança na sua residência ou na sua carteira.
Não dê seu cartão para ninguém
Jamais dê seu cartão nas mãos de terceiros, nem mesmo para um suposto funcionário do banco ou para um atendente de alguma loja para passá-lo na maquininha. Entregar seu cartão para outra pessoa permite que elas cometam golpes, como a troca do seu cartão por outro semelhante sem que você perceba.
Cuidado no caixa eletrônico
Sempre que for a uma agência bancária, tome muito cuidado para garantir que ninguém possa ver a senha que você está digitando no caixa eletrônico. Para isso, garanta que você esteja em uma posição que possa bloquear integralmente a visão de terceiros.
Não salve seus dados no computador
Pode parecer bastante cômodo salvar os dados do seu cartão no seu navegador para utilizá-lo de forma automática nas suas próximas compras. Porém, essa prática deixa o seu cartão exposto a fraudes e utilizações indevidas caso outra pessoa acesse o seu computador.
Nunca informe os dados do seu cartão
Nenhum banco jamais entrará em contato com você, seja por telefone, SMS, WhatsApp ou outra forma de comunicação, para pedir as informações do seu cartão de crédito, principalmente sua senha e CVC. Isso é golpe!
Caso isso aconteça com você, entre em contato com a sua instituição emissora para sanar quaisquer dúvidas.
Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre como proceder em casos de perda ou roubo do seu cartão de crédito. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a nossa central de atendimento.