2 de Outubro de 2024 às 15:02

Jovem mineira é nomeada para grupo consultivo de jovens da Santa Sé

A nomeação de Erika foi anunciada no fim de setembro por meio de um comunicado assinado pelo prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

Fonte: ACI Digital foto: Erika Teles/Instagram

Erika Teles dos Santos, de 28 anos, de Montes Claros (MG), foi nomeada membro do Grupo Consultivo Internacional da Juventude do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, no Vaticano. A nomeação de Erika foi anunciada no fim de setembro por meio de um comunicado assinado pelo prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, cardeal Kevin Farrell.

Erika Teles, natural de Paripiranga (BA), é coordenadora do Setor Juventude de Montes Claros e membro da comunidade de vida da Comunidade Filhos de Maria há seis anos. Ela disse à ACI Digital que sua indicação ao Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida foi feita pela Comissão Episcopal Pastoral para juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

“A proposta foi apresentada pelo Dicastério para a CNBB que levou até a comissão pastoral para juventude; e o meu nome foi proposto por eles. Eles pediram que enviasse um currículo com algumas qualificações e também com alguns trabalhos que já havia exercido em minha vida, em meu período de serviço também junto à igreja. Depois de alguns dias, depois de análise dos currículos, foi feita a escolha do meu nome e recebi então o comunicado através de uma carta por e-mail do próprio Dicastério”, relatou a jovem.

Para Teles sua nomeação “foi uma grande surpresa”, mas a recebe “como uma grande responsabilidade”, “entendendo também como um chamado de Deus, como algo que Ele confia” a ela e que precisa “responder a Ele”.

Erika ainda disse que para sua Comunidade Filhos de Maria, uma comunidade pequena do interior de Minas Gerais, também “foi uma grande surpresa receber esta nomeação”. Eles estão “muito felizes com a notícia, com a escolha, com este cuidado de Deus através da igreja” para com eles. A arquidiocese de Montes Claros também relatou sua alegria com a nomeação.