A jovem patrocinense Maria Cecília, foi campeã na terça-feira, 26/9, da 1ª Liga de Voleibol da Arábia Saudita, pelo tradicional Clube Al-Nassr.
Ciça, como é carinhosamente chamada pelos familiares e amigos, é filha do sargento BM De Paula e Landina Cristina. Também tem uma irmã chamada Maria Eduarda, que também segue na carreira de atleta.
"É um título muito importante, não só pela conquista do troféu, mas também pelos direitos que as mulheres vêm conquistando aqui na Arábia. Podemos ver a Primeira Liga de Voleibol feminino aqui na Arábia Saudita, então tem sido um marco, tem sido para mim uma experiência surreal", disse Maria Cecília.
A história de Maria Cecília com o voleibol começou em 2011, no Catiguá Tênis Clube em Patrocínio, pelo incentivo de seus pais.
"A minha trajetória no vôlei começou em 2011, quando meus pais me perguntaram se eu queria fazer parte da equipe esportiva do Catiguá. Eu, mais que pronta, falei que queria sim, e fui super empolgada. Na época, nosso treinador era o Guilherme Borges", enfatizou Maria Cecília.
No ano de 2012, Maria Cecília passou em um teste do Minas Tênis Clube de Belo Horizonte. Em 2013, mudou-se para a capital mineira, onde defendeu a equipe belo-horizontina por seis anos, disputando várias competições, conquistando a Super Liga Brasileira de Vôlei ao lado de grandes nomes do esporte como Carol Gattaz, Gabi, Nathália, Macris, entre outros. Maria Cecília, com seu excelente desempenho, acabou sendo convocada para a Seleção Mineira.
Depois da passagem pelo Minas Tênis Clube, Maria Cecília rodou por times de Santa Catarina, São Paulo, até ir para o exterior em 2022, jogando em times de Portugal.
Em julho de 2023, a atleta patrocinense foi para os Emirados Árabes.
"A minha inspiração vem de dentro de casa. Meus avós por parte paterna têm na casa deles uma fotografia do meu pai com vários amigos na época em que ele jogava vôlei. Isso mexia comigo. Eu sempre estava assistindo programas referentes ao esporte, principalmente o vôlei. Na escola eu sempre estava com uma bola em mãos", disse Maria Cecília.
Segundo Maria Cecília, tem contrato com a equipe do Al-Nassr até o final de 2023 e espera pela renovação para dar continuidade ao seu trabalho na Arábia Saudita.