21 de Janeiro de 2026 às 16:09

Jovem patrocinense participou e se destacou na Copinha 2026 pelo Guanabara City; conheça sua trajetória

Meia-atacante patrocinense foi destaque do Guanabara City na maior competição de base do futebol brasileiro

Fotos: Lucca Prado | Filmmaker/ iClick Sport - Cobertura Esportiva

O meia-atacante patrocinense Álvaro Leão, de 19 anos, participou da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026 defendendo o Guanabara City Futebol Clube, de Goiás. A competição é considerada a principal e mais importante disputa de base do futebol brasileiro, reunindo clubes tradicionais e revelando atletas para o cenário nacional e internacional.

O atleta e sua equipe foram eliminados no último domingo pelo Cruzeiro, após derrota pelo placar de 3 a 0, em partida válida pelas quartas de final da Copinha. Apesar do resultado, a campanha do clube goiano foi considerada positiva e histórica.

>> Siga o novo instagram do Patrocínio Online

Durante a competição, o atleta se destacou ao marcar um gol na vitória contra o Vasco da Gama (RJ) e converter cobranças de pênaltis decisivas nas classificações diante do Botafogo-SP e do Atlético Piauiense.

Álvaro Leão é filho de Wellington Teixeira de Souza, conhecido no meio esportivo como “Goiaba”, e de Lucília de Souza Leão Teixeira. Desde cedo, o atleta demonstrou afinidade com o esporte, iniciando sua trajetória no futebol ainda na infância, em Patrocínio.

O meia-atacante iniciou sua trajetória no futebol ainda criança, em Patrocínio. Aos 9 anos, começou a treinar na escolinha de futebol Camisa 10, do desportista Ademir e família, sendo orientado pelo professor e desportista Tati, responsável por seus primeiros fundamentos no esporte.

Posteriormente, o atleta seguiu para a escolinha do Flamengo, projeto local comandado por Tati, Renata e família, onde também foi treinado por Luiz Arthur, filho de Tati, dando sequência ao seu processo de formação. O meia-atacante também integrou o Programa Esporte ao Alto, da Prefeitura Municipal de Patrocínio, sob o comando do técnico Willian, além de atuar no futebol de campo pelo Real Uberlândia, treinado por Alexandre.

No futsal, Álvaro teve passagens de destaque, sendo treinado por Higor, Eliezer e Arthur, conquistando títulos como Campeão Mineiro do Interior e Campeão Mineiro Estadual, além de se tornar artilheiro em algumas competições, o que contribuiu para sua evolução técnica e competitiva.

Fora de Patrocínio, Álvaro Leão passou pelas categorias de base do São Paulo Futebol Clube, onde permaneceu dos 10 anos até o Sub-17. Na sequência, defendeu o Vila Nova de Goiás, clube pelo qual se tornou o primeiro atleta nascido em 2006 a assinar contrato profissional. Entre as conquistas estão o Campeonato Goiano Sub-20 de 2024, a Copa Goiás Sub-20 de 2023 e participações no elenco profissional. No início de 2026, o jogador teve uma passagem pelo Operário do Paraná, antes de retornar a Goiás para atuar pelo Guanabara City.

Campanha do Guanabara City na Copinha 2026

Na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026, o Guanabara City integrou o Grupo 12 e obteve os seguintes resultados:

Guanabara City 3 x 0 I9 Futebol Clube

Guanabara City 3 x 1 Vasco da Gama (RJ)

Guanabara City 1 x 1 Velo Clube

Guanabara City 1 x 0 Tuna Luso

Guanabara City 0 (4) x (3) Botafogo-SP – vitória nos pênaltis

Guanabara City 0 (4) x (3) Atlético Piauiense – vitória nos pênaltis

Guanabara City 0 x 3 Cruzeiro – eliminação

A equipe goiana se destacou ao eliminar clubes tradicionais do futebol brasileiro, encerrando sua participação entre as melhores campanhas do torneio.

A participação de Álvaro Leão na Copinha reforça a importância dos projetos esportivos de Patrocínio na formação de atletas. O meia-atacante segue como um dos nomes da cidade em evidência no futebol nacional, levando o nome do município para uma das maiores vitrines do esporte brasileiro.