11 de Janeiro de 2024 às 14:59

Jubileu 2025: Vaticano anuncia a "Mochila do Peregrino"

O Ano Santo que será proclamado pelo Papa e terá início com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, oferecerá aos fieis peregrinos um kit de peregrinação

Fonte: Notícias Canção Nova foto: Dom Fisichella, ao centro, segura a Mochila do Peregrino / Foto: Reprodução www.iubilaeum2025.va

O Dicastério para a Evangelização, seção responsável pelas questões fundamentais da evangelização no mundo, anunciou nesta terça-feira, 9, a confecção da ‘Mochila do Peregrino’. O objeto fará parte do Kit do Peregrino, por ocasião do Jubileu Ordinário 2025.

De acordo com o Pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, dom Rino Fisichella, a confecção da mochila foi uma proposta de algumas empresas, italianas e estrangeiras, que foi aceita de bom grado. “Sei bem o quanto uma mochila pode ser útil durante uma peregrinação e o quanto é importante conservá-la, com os sinais do tempo e do uso, como um testemunho cheio de recordações daqueles dias de oração e reflexão, repletos de emoções e por isso inesquecíveis”.

A mochila será confeccionada pela empresa Stegip4, de Roma.

Material reciclado: cuidado com a Casa Comum

Todos os acessórios que compõem o ‘Kit do Peregrino’, ou seja, um chapéu de abas largas, um cachecol, uma garrafa de água, um poncho à prova d’água e um Terço de pulso, segundo um comunicado do dicastério, foram feitos com componentes reciclados e ambientalmente sustentáveis.

Desde o início do seu Pontificado, o Papa Francisco tem chamado a atenção para o cuidado do planeta. A Carta Encíclia Laudato sì e a Exortação Apostólica Ladate Deum têm convocado a Igreja e a sociedade a uma resposta pessoal e comunitária para o cuidado da Casa Comum, o planeta.

Deste modo, a atitude do Vaticano de levar em consideração a situação do Meio Ambiente em grandes ou pequenos eventos, evitando produtos que favoreçam seu mal-estar, é sempre um testemunho e um incentivo.

Jubileu 2025

O Jubileu é um evento especial da Igreja Católica que se repete a cada 25 anos, também chamado Ano Santo. Trata-se de um ano de perdão, de reconciliação e indulgência. Os fiéis que se dirigirão e visitarão as basílicas designadas poderão receber a indulgência plenária.

O último Jubileu se realizou em 2000 no papado de João Paulo II. O próximo será em 2025, exatamente 25 anos depois. O Ano Santo é proclamado pelo Papa e tem início com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano.