Na terça-feira, 31 de outubro de 2023, foi lançada no Auditório da Expocaccer, a Rota do Café de Patrocínio, um projeto que conta com a parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, Sebrae Minas, Federação dos Cafeicultores da Região do Cerrado Mineiro, Expocaccer - Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, ACIP/CDL, Appcer e Acarpa.
A cerimônia contou com as presenças de Fernando Beloni, presidente da Expocaccer; Thiago Almeida Batista, presidente da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Patrocínio; Gláucio de Castro, presidente da Federação dos Cafeicultores da Região do Cerrado Mineiro; Marcos Geraldo Alves, gerente regional do Sebrae Minas, Leandro Caixeta, presidente da Câmara Municipal de Patrocínio e Deiró Moreira Marra, prefeito de Patrocínio.
Em seu pronunciamento durante o evento, o prefeito Deiró Marra destacou a importância desse projeto. “Desde o início do nosso governo, temos realizado um trabalho incansável para que Patrocínio seja reconhecida, de fato, como a Capital Nacional do Café, inclusive realizando a Fenacafé, que agora faz parte do calendário mineiro. Patrocínio merece ser a primeira cidade a ter a rota do café, saindo na frente, assim como fez com a denominação de origem. Com esse trabalho de muitas mãos, iremos alavancar ainda mais o turismo de nossa cidade e região”, afirmou.
A intenção do projeto é transformar a rota do café numa forma de atrair turistas e mostrar para o mundo nossas atrações turísticas e nosso principal produto, que é o café.
Propiciar aos visitantes uma imersão exclusiva na região do cerrado mineiro, com visitas guiadas a fazendas, apresentando sua cultura, gastronomia e sustentabilidade de sua produção, com respeito ao meio ambiente. São alguns dos pilares do turismo na rota, com a intensidade do mundo dos cafés especiais e de alta qualidade para vivenciar em pequenas e grandes fazendas, pelas torrefações e cafeterias, ou nos almoços e jantares harmonizados.