Na tarde de terça-feira, 10 de junho, durante o lançamento do Mapa da Mina, que acontece em Patrocinio de 22 a 24 de julho, foi lançado também o Sinal digital da TV Integração, afiliada à Rede Globo. Na solenidade realizada no Catiguá Tênis Clube, estiveram presentes políticos, estudantes e empresários e a diretoria da TV Inetegração.
O diretor de jornalismo da TV Integração, Paulo Eduardo Vieira, afirmou que mais da metade das cidades da área de cobertura já têm o sinal. “Para nós é o cumprimento de um compromisso que foi firmado para que pudéssemos entregar antes da Copa do Mundo. O sinal digital vai para a maior parte da população, da nossa área de cobertura. Com isso estamos com mais de 60% da população que recebe a TV Integração com o sinal digital, com uma melhor qualidade de imagem”, disse durante entrevista a mída regional, inclusive a própria TV Integração.
Paulo Feres, que é o diretor de engenharia da TV Integração, também disse em entrevista que " é quatro vezes maior a qualidade do vídeo e e som, sem fantasmas e distorções”.
Em Patrocínio a TV Integração em sinal digital será sintonizada no Canal 31. Segundo Paulo Feres, o usuário terá que adquirir uma antena em UHF para captar o sinal.
Para recepção do sinal digital, recomenda-se antena de UHF e externa, com pelos menos 10 Elementos e de banda plena, ou seja, uma que pega toda a faixa de UHF. O cabo coaxial precisa também atender à faixa de UHF e deve ter pelo menos 70% de malha. Talvez seja necessário instalar um booster (Amplificador de sinais somente para UHF).
Sempre recomendado consultar um antenista/técnico antes de comprar produtos. Altura e posição do mastro da antena são importantes e precisam ser ajustados no local, caso a caso.
O sinal análogico continua no canal 6 até o periodo de migração (2018) estipulado pelo governo.
Além de Patrocínio, o sinal digital também foi lançado em Patos. Atualmente a TV Integração já está operando em alta definição em 22 cidades mineiras.