11 de Setembro de 2017 às 19:59

Leitora fotografa formação de algo semelhante a um pequeno ciclone em Patrocínio (MG)

A foto foi feita no Bairro Jardim Ipiranga

A leitora Gecieline Botelho fotografou no sábado, 09/09, as 15h30 do quintal de sua residência no Bairro jardim Ipiranga em Patrocínio, algo que assemelhava a formação de um pequeno tornado. Mas felizmente, o fenômeno atmosférico não ganhou força.

Qual a diferença?

Ciclone: todo vento violento – tornado, tufão ou furacão – é um ciclone. Aparece quando uma grande área de baixa pressão atmosférica aparece na superfície. Aí o ar se movimenta rápido para lá, gerando ventos convergentes.

Tornado: Dura menos de uma hora, tem menos de 2 km de diâmetro e surge a partir de nuvens do tipo cumulus. Seus ventos têm entre 100 km/h e 480 km/h.

Furacão: tem diâmetro de centenas de quilômetros e se forma sobre o oceano tropical. Dura vários dias e perde força ao chegar a terra. É um ciclone tropical severo com ventos de mais de 115 km/h. Ocorre no Hemisfério Ocidental, no Oceano Atlântico e centro-leste do Pacífico Norte.

Tufão: é o nome dos furacões do oeste do Pacífico Norte.

Viu algo interessante, firmou ou fotografou? Nos envie pelo WhatsApp (34) 9 8719-5701


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!