8 de Março de 2024 às 13:57

Mais de 150 bolsas de sangue coletadas em quase três meses de doações no Pace Hemominas José Novaes em Patrocínio

Saiba como doar sangue e os critérios para ser um doador.

O Posto Avançado de Coleta Externa – Pace Hemominas José Novaes, às quartas-feiras, atende cerca de 35 a 40 doadores de sangue em Patrocínio.

O serviço é de extrema importância no município de Patrocínio já que, antes, para doar sangue era necessário ir para as cidades vizinhas de Uberlândia e Patos de Minas.

Ao todo mais de 150 bolsas de sangue já foram coletadas, desde as primeiras que ocorreram no dia 17 de janeiro de 2024, somando-se cinco coletas de sangue desde sua inauguração de coleta oficial.

A doação de sangue é um ato de solidariedade e amor ao próximo que salva vidas.

A transfusão é necessária em diversas situações, tais como anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.

Segundo a enfermeira Gabriela, nesta quarta-feira (06/3), compareceram 48 candidatos. Foram coletadas 34 bolsas de sangue. “Teve bastante inaptidão, e tive que reforçar com o pessoal algumas coisas”, alertou. Ela solicita dar ênfase aos procedimentos corretos e cuidadosos para o êxito na doação de sangue, como doar sangue e os critérios gerais

As pessoas que têm interesse em doar sangue podem realizar seu cadastro no Pace Hemominas, sendo necessário apresentar um documento original e oficial de identidade que contenha foto.

Os doadores de 16 e 17 anos precisam apresentar, além do documento original, autorização do responsável legal e fotocópia dos documentos de identidade do responsável.

Idade: ter entre 16 e 69 anos; Peso: acima de 50 Kg; Alimentação e Hidratação: não estar em jejum; Repouso: ter dormido, pelo menos, 4h; Estado geral: assintomático a pelo menos 12h; Bebidas alcóolicas: ingestão de até 40 gramas - aguardar 12h / maior que 40 gramas aguardar 24h; Intervalo entre doações: Mulheres 90 dias – máximo 3 vezes em 12 meses / Homens 60 dias – máximo 4 vezes em 12 meses.

Situações comuns que impedem a doação

Sinais vitais fora dos parâmetros; Sintomas gripais, mesmo que leves: aguardar 15 dias para doação; Diarreia, vômitos e dores abdominais: aguardar 15 dias para doação; Diagnóstico de COVID-19: a partir de 10 dias da melhora total dos sintomas; Contato com pessoas confirmados ou suspeitas de COVID-19: 15 dias após contato.

Critérios Específicos

Hipertensão arterial, Diabetes Melitus e Obesidade com IMC≥ 40: apresentar relatório do médico assistente a cada 12 meses, abrangendo risco cardiovascular e lesão de órgão alvo; Hepatite após 11 anos de idade (não pode doar); Doença de Chagas (não pode doar); Cirurgias e procedimentos médicos/estéticos; Gravidez – não pode doar; Parto, aborto (3 meses parto normal e 6 meses cesariana); Amamentação; (não pode doar); Endoscopia e colonoscopia: após 6 meses; Tatuagem, Maquiagem definitiva, após um ano (12 meses) e piercing após 6 meses; Procedimentos estéticos como botox (3 dias); Preenchimento - após a cicatrização, mas a medicação utilizada no procedimento deve ser avaliada pelo triagista; Vacinas de Covid-19, são 8 dias com excessão da Coronavac que pode doar após 48 horas; Vacina de Gripe após 48 horas; Viagens e residência em áreas endêmicas para Malária, (Região Norte do País) após 12 meses; Cirurgia Bariátrica (não pode doar ).

Situações de risco acrescido para aquisição de doenças transmissíveis pelo sangue

Número de parceiros nos últimos 6 meses: no máximo 1 parceiro sexual fixo nos últimos 6 meses, com início do relacionamento sexual há pelo menos 3 meses; Pessoas que tenham tido relação sexual com parceiros eventuais ou desconhecidos; Antecedente de transfusão de sangue e/ou hemoderivados ou seus respectivos parceiros sexuais; Parceiros sexuais de hemodialisados e portadores de Hepatites B e C, HIV; Pessoas que tiveram acidente com material biológico.

Dúvidas fale conosco no Pace Patrocínio: (34) 3099-3098 com Gabriela ou no site www.hemominas.mg.gov.br

Horário para doação de sangue no pace patrocínio todas às quartas-feiras das 7 horas às 11 horas.

Como doar sangue?

As pessoas que tiverem interesse em doar sangue podem realizar seu cadastro no Pace Hemominas, sendo necessário apresentar um documento original e oficial de identidade que contenha foto. Os doadores de 16 e 17 anos precisam apresentar, além do documento original, autorização do responsável legal e fotocópia dos documentos de identidade do responsável.

Requisitos para doação

- Estar em boas condições de saúde;

- Ter entre 16 e 69 anos;

- Pesar mais de 50 quilos;

- Estar descansado;

- Estar alimentado;

- Evitar alimentação gordurosa quatro horas antes da doação;

- Portar documento oficial de identidade com foto;

- Não pode estar usando medicamentos;

- Não pode ter tido hepatite após os 10 anos de idade;

- Não pode ter tido evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como hepatite, B e C, aids, vírus HTLV 1 e 2 e doença de Chagas;

- Não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses;

- Não estar resfriado ou com gripe;

- Não estar grávida ou amamentando;

- Não ter ingerido bebidas alcóolicas nas 12 horas que antecedem a doação;

- Não ter feito uso de drogas ilícitas injetáveis;

- Não ter feito parto normal nos últimos 90 dias ou cesariana nos últimos 180 dias;

- Não ter sido exposto a situações de maior risco para contração de doenças sexualmente transmissíveis;

- Não ter viajado para os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins nos últimos 12 meses.