17 de Maio de 2019 às 08:29

Manifestantes vão às ruas em Patrocínio contra bloqueio de verbas na Educação

Em Uberlândia o ato reuniu milhares

 

Fotos e vídeo acima em Patrocínio (MG)  - divulgação

Em Patrocínio, no dia 14 de maio, estudantes e servidores do IFTM Campus Patrocínio foram às ruas de Patrocínio manifestarem contra o contingenciamento de gastos da educação pública, que atingiu diretamente os Institutos Federais e Universidades.

Além disso, buscam a valorização da educação pública e dos valores relacionados à liberdade e a democracia nas escolas.  Segundo os organmizadores "Trata-se de um movimento legítimo e autônomo, assim como as mobilizações que aconteceram em todos os estados e no Distrito Federal".

Os movimentos estudantis organizadores foram o Grêmio Estudantil Joaquim Barbosa e a Associação Atlética do Curso de Engenharia Elétrica, apoiados pelo SINASEFE e pelo SindUTE.

Os manifestantes (alunos e servidores)  saíram do IFTM e  após caminharem pelas ruas centrais de Patrocínio fizeram um ato na Praça Santa Luzia,  onde tiveram uma Aula Pública sobre educação pública.

Já em Patos de Minas, estudantes do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM – e da Universidade Federal de Uberlândia-UFU- fizeram manifestos. Foi um pequeno grupo.

Já em Uberlândia a manifestação foi bem maior e reuniu milhares. Segundo estimativa da PM foram  cerca de 5 mil pessoas, mas as imagens de drone cedidas ao POL pela Via Drones mostra um concentração que parece ser maior.

Os 12 sindicatos de Uberlândia e cidades da região se reuniram na tarde desta quarta-feira em um ato de protesto na Praça Tubal Vilela e após aos manifestantes saíram em passeata pela Avenida Afonso Pena até o Terminal Central, voltando ela Floriano Peixoto.

Ao menos 222 cidades do Brasil,  tiveram manifestações. Universidades e escolas também fizeram paralisações, após a convocação de uma greve de um dia por parte de entidades ligadas a sindicatos, movimentos sociais e estudantis e partidos políticos. Os atos foram pacíficos em todo país.

Fotos e vídeo abaixo em Uberlândia (MG)  - cedido por Via Drones/divulgação


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!